DestaqueSaúde

Sesab deve aumentar em 25% número de testagens para ISTs em Senhor do Bonfim

A cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, espera receber 500 mil pessoas nos 6 dias de festejos de celebração ao São João. Desde o dia 20, esse público também tem aproveitado para cuidar da saúde.

No estande de testagem montado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no espaço Gonzagão, local onde a festa acontece até a madrugada do dia 24 de junho, foram realizados 340 testes apenas no primeiro dia de festa. Destes atendimentos, 55 foram realizados no público masculino e 30 no feminino, tendo sido constatado dois casos de hepatite do tipo C. Em cada usuário, são realizados 4 testes: HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Ano passado, no posto montado no município, no total, foram feitos 1.120 exames. Para este ano, a expectativa é de realização de 1.500 testes.

Os profissionais de saúde também realizaram 220 abordagens de orientação sobre sexo seguro, distribuíram 2.500 preservativos masculinos e 100 femininos, além de 500 sachês de gel lubrificante.

No aconselhamento, os usuários que quiserem também podem levar autoteste de HIV para seus parceiros. Cerca de 20 profissionais da Sesab estão trabalhando de 16h até às 2h da madrugada para atender a população.

Para Pedro Alcântara, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, pelo segundo ano consecutivo, essa ação tem se mostrado de extrema relevância, “com aprovação total do público, que vem espontaneamente saber como está sua saúde e ainda recebe orientação e início de tratamento, nos casos positivos para sífilis. Como médico, coordenador de Núcleo e cidadão, me sinto triplamente realizado com essa ação da Sesab e do Governo do Estado”, revelou ele.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo