DestaqueEducação & Cultura

Curaçá: 71ª ‘Missa com Vaqueiros’ vai misturar fé, tradição e cultura na cidade

Mais uma vez a cidade de Curaçá (Norte da Bahia), conhecida como ‘Capital dos Vaqueiros’, se vestirá de couro para festejar sua fé, cultura e tradição. Ápice e origem dos festejos dedicados aos guerreiros da caatinga em Curaçá, a Missa com os Vaqueiros será realizada neste domingo (7), às 9h, na Praça do Teatro Raul Coelho. A celebração religiosa, que expressa e exalta a fé dos sertanejos, está chegando à sua 71ª edição.

A Missa com os Vaqueiros será presidida pelo administrador da Diocese de Juazeiro (BA), Padre Josemar Mota, e concelebrada pelos três padres da Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito de Curaçá: os freis Valdevan Correia, Josimar Oliveira e Júlio César, e outros religiosos convidados. O tema escolhido para a Celebração deste ano será ‘Nas veredas do sertão, o vaqueiro será sempre um campeão’.

A cerimônia será precedida pelo tradicional desfile, que contará com centenas de vaqueiros e vaqueiras trajados com suas vestes e montados em cavalos. A animação litúrgica da Missa será conduzida por um grupo de cantores da Paróquia de Curaçá e por aboiadores que louvarão a Deus com os tons e toadas do sertanejo.

Segundo o pároco de Curaçá, Frei Valdevan Correia, que também é vaqueiro e aboiador, a celebração religiosa valoriza a cultura do vaqueiro e é um reconhecimento de sua importância para o povo nordestino. “Esse evento é muito importante porque é onde os vaqueiros vêm participar da Missa, agradecer a Deus mais um ano pelas graças alcançadas, vêm se alimentar da Palavra do Senhor e da Eucaristia. Vêm também para confraternizar com seus familiares e amigos“, disse.

O ato religioso integra a Festa dos Vaqueiros de Curaçá, evento que já foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial da Bahia. A programação da Festa começa nesta sexta-feira (5), com uma homenagem às mulheres vaqueiras e uma feira de Economia Criativa, e segue até domingo (7). Uma das principais manifestações culturais da Capital do Vaqueiro, a festa promove um tempo de reencontro das famílias curaçaenses com os filhos da terra que moram longe, bem como da vinda de muitos visitantes e turistas.

Organização

A 71ª Missa com os Vaqueiros é organizada pela Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito de Curaçá e, neste ano, conta com o apoio cultural do IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), do Governo da Bahia e da Prefeitura Municipal de Curaçá. As informações são da Pascom da Diocese de Juazeiro.

(Fonte: Carlos Britto / Foto: Pascom Diocese de Juazeiro/divulgação arquivo)

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo