DestaqueEducação & Cultura

Ichu: Vereadora comemora a abertura do processo para tornar a Lavagem da Igreja em Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

Acompanhada da Diretora de Cultura, Ana Célia e do repentista Davi Ferreira, a vereadora Professora Lúcia (PSD) participou na última sexta-feira, 05, em Monte Santo, do encontro da Câmara Técnica de Cultura do Território do Sisal e Câmara de Patrimônio (CPHAAN).

A vereadora é autora do Projeto de Lei que tornou a Lavagem da Igreja como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Ichu que vem lutando para que essa festa se torne Patrimônio Imaterial Cultural do Estado, e para a sua imensa alegria, durante o encontro, o presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico, e Natural da Bahia (CPHAAN), Tata Ricardo, anunciou que foi aberto o Processo de Registro de Patrimônio Cultural Imaterial a Festa da Lavagem do Templo de Ichu sob o número de processo:
02222372024000527-21.

O patrimônio cultural é composto por bens materiais e imateriais que possuem valor histórico, artístico, arqueológico, científico ou social para uma determinada sociedade. Esses bens podem ser monumentos, edificações, sítios arqueológicos, manifestações culturais, tradições e costumes.

A preservação do patrimônio cultural é importante para o estado porque ele representa a memória e a identidade de um povo. Além disso, a valorização do patrimônio cultural pode contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico de uma região.

Esse mesmo encontro da Câmara Técnica foi realizado em Ichu no dia 06 de junho, reunindo fazedores de cultura de 15 municípios do Território do Sisal.

A tradicional Lavagem da Igreja de Ichu acontece sempre na primeira sexta-feira de fevereiro, sendo realizado também o Concurso de Máscaras, Alegorias e o Desfile de Baianas, e é uma festa que integra o momento profano das comemorações em louvor ao Sagrado Coração de Jesus que é o padroeiro do município.

Redação do AL NOTÍCIAS | Informações e fotos da Vereadora Lúcia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo