As últimas dez vagas das oitavas de finais do Campeonato Brasileiro da Série D foram definidas neste domingo quando foram encerrados os jogos de volta da segunda fase. Como já tinha acontecido no sábado, a supremacia ficou com os mandantes. Somente o Manaus, como visitante, carimbou sua vaga e mesmo assim na disputa de pênaltis.
Agora restam 16 times e os jogos, de ida e volta, terão a presença do VAR. Em todo o mata-mata a decisão vai para os pênaltis em caso de empate no placar agregado. Apenas os quatro semifinalistas garantirão o acesso à Série C em 2025.
OS CONFRONTOS DAS OITAVAS:
Manauara-AM x Retrô-PE
Altos-PI x Treze-PB
Manaus-AM x Iguatu-CE
Porto Velho-RO x Itabaiana-SE
Brasiliense-DF x Brasil-RS
Nova Iguaçu-RJ x Inter de Limeira-SP
Anápolis-GO x Cianorte-PR
Portuguesa-RJ x Maringá-PR
FAVORITOS CONFIRMAM VAGAS
Alguns times que já tinham vencido fora, agora venceram de novo como mandantes. O Brasil-RS fez 3 a 0 em cima do Água Santa e em Diadema (SP) já tinha feito 2 a 1. O Cianorte-PR venceu por 2 a 1 o Costa Rica-MS, fechando a segunda vitória porque tinha vencido fora por 3 a 1.
O Brasiliense-DF empatou por 2 a 2 com o Real Noroeste-ES, mas tinha vencido fora por 2 a 0. O Maringá confirmou sua vaga no Paraná diante do Novo Hamburgo ao vencer por 1 a 0. Já tinha batido o adversário no Sul por 4 a 2.
No estádio Amigão, em Campina Grande (PB), o Treze-PB confirmou sua força e fez 3 a 0 no ASA, de Arapiraca, porque em alagoas houve emapte por 1 a 1.
PERDEU FORA, VENCEU EM CASA
Dois times reverteram a vantagem. Agora diante de sua torcida, o Itabaiana-SE bateu por 3 a 0 o Atlético-CE, que tinha vencido por 1 a 0 no Ceará.
Situação parecida do Anápolis-GO que também fez 3 a 0 em cima do Itabuna-BA e tirou a vantagem do time baiano que tinha ganho por 1 a 0.
TRÊS VAGAS NOS PÊNALTIS
Mas o equilíbrio prevaleceu em três jogos, que acabaram tendo vagas definidas somente após a disputa de pênaltis.
Na Arena Pernambuco, Retrô-PE e América-RN ficaram no 0 x 0 e como tinham empatado por 1 a 1 em Natal (RN) decidiram a vaga nos pênaltis. Deu Retrô por 7 a 6.
Situação semelhante aconteceu em Teresina (PI) no empate por 0 a 0 entre Altos-PI e Princesa do Solimões-AM. Ele tinham empatado no Amazonas por 1 a 1. Nos pênaltis deu Altos: 5 a 4.
VISITANTE INGRATO
O único ‘visitante ingrato’ foi o Manaus que segurou o empate por 0 a 0 com o Maranhão-MA, em São Luis (MA). Eles tinham empatado por 1 a 1 em Manaus e na decisão de pênaltis, deu Manaus por 6 a 5.
CONFRONTOS DE VOLTA DA 2ª FASE:
DOMINGO
Brasiliense-DF 2 x 2 Real Noroeste-ES (Ida: 2 x 0)
Cianorte-PR 2 x 1 Costa Rica-MS (Ida: 3 x 1)
Anápolis-GO 3 x 0 Itabuna-BA (Ida: 0 x 1)
Brasil-RS 3 x 0 Água Santa-SP (Ida: 2 x 1)
Treze-PB 3 x 0 ASA-AL (Ida: 1 x 1)
Itabaiana-SE 3 x 0 Atlético-CE (Ida: 0 x 1)
Retrô-PE (7) 0 x 0 (6) América-RN (Ida: 1 x 1)
Maranhão-MA (5) 0 x 0 (6) Manaus-AM (Ida: 1 x 1)
Altos-PI (5) 0 x 0 (4) Princesa do Solimões-AM (Ida: 1 x 1)
Maringá-PR 1 x 0 Novo Hamburgo-RS (Ida: 4 x 2)
SÁBADO
Nova Iguaçu-RJ 2 x 2 Crac-GO (Ida: 1 x 0)
Inter de Limeira-SP 1 (8) x (7) 1 Avenida-RS (Ida: 0 x 0 )
Manauara-AM 5 x 2 Tocantinópolis-TO (Ida: 0 x 0)
Iguatu-CE 2 x 1 Jacuipense-BA (Ida: 0 x 0)
Porto Velho-RO (5) 0 x 0 (4) River-PI (Ida: 2 x 2)
Portuguesa-RJ 1 x 0 Mixto-MT (Ida: 0 x 0)
(Fonte: Futebol Interior).