O Brasil não conseguiu a medalha inédita de ouro no futebol feminino olímpico, mas garantiu a prata em Paris-2024. Contra os Estados Unidos, as brasileiras foram derrotadas por 1 x 0 no Parc des Princes, estádio do PSG, na capital francesa.
Em jogo apertado, a seleção brasileira conseguiu jogar muito melhor no primeiro tempo, dominou o meio de campo e chegou bem no ataque. Na hora de finalizar, porém, faltou pontaria e um pouco de sorte. Mesmo criando mais oportunidades, não conseguiu ir para o intervalo com vantagem no placar.
Já no segundo tempo, a história foi diferente. Mais organizadas taticamente e aproveitando espaços nas laterais, as americanas jogaram mais e abriram o placar aos 11 minutos.
Em velocidade, Swanson é recebe lançamento longo nas costas da defesa do Brasil. Cara a cara com Lorena, chuta cruzado com força, sem chances para a goleira, que fez uma boa campanha nos Jogos Olímpicos.
Arthur Elias mexeu e colocou a capitã Marta em campo no segundo tempo, apostando na qualidade individual da seis vezes melhor do mundo, mas as americanas fecharam bem a defesa e fecharam as portas para o Brasil.
Já nos acréscimos, outras boas oportunidade, mas a goleira Naeher apareceu bem para impedir o empate. O futebol feminino do Brasil conquistou sua quinta medalha olímpica, a terceira de prata. As americanas chegaram ao pentacampeonato, com sete pódios no total.
(Por Débora Elisa / O Tempo)