Projetos científicos desenvolvidos por estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sisal, localizado em Serrinha, e do Cetep do Sisal II, em Araci, estão entre os 20 projetos semifinalistas da 11ª edição do Solve For Tomorrow, programa de sustentabilidade e tecnologia promovido pela empresa Samsung. Trata-se de uma iniciativa global para estimular estudante do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia.
Os estudantes do Cetep do Sisal II, Keisla Fabian, Jonatas Lima, Sarah Moura, Isabel Oliveira e Fellipe Brito, do curso técnico em Análises Clínicas, estão concorrendo com o projeto “Eco tamarindo: inovação sustentável na produção de biocombustíveis”, sob a orientação da professora Pachiele Cabral. O objetivo é desenvolver biocombustíveis feitos a partir do tamarindo, visando combater a emissão de gases nocivos na camada de ozônio provenientes de veículos que liberam CO2.
Já o projeto “Bio cimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas” foi desenvolvido pelos estudantes Claudemir dos Anjos Filho, Guilherme Paiva e Thiago Ferreira, que fazem o curso técnico em Administração, no Cetep do Sisal, com orientação do professor Thales do Nascimento. O objetivo é produzir blocos pré-moldados, substituindo a areia da massa do cimento por papel e fibra de coco, para pavimentar áreas da unidade escolar e de casas da comunidade que ainda não têm calçada, permitindo a criação de novas áreas de circulação.
Cada professor orientador dos 20 projetos semifinalistas ganhará um tablet da Samsung. Os demais prêmios e informações podem ser consultados no site da iniciativa global: https://solvefortomorrowbrasil.com.br/. O resultado dos dez projetos finalistas será divulgado no dia 16 de outubro. Já a relação dos três projetos vencedores pelo júri popular e dos três vencedores nacionais será divulgada no dia 3 de dezembro, no mesmo endereço.
Fonte: Ascom Secretaria de Educação