DestaqueSaúde

Nestlé recolhe lotes de produtos alimentares para bebês por alto nível de aflatoxina

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

A Nestlé anunciou nesta sexta-feira (29) o recolhimento de alguns lotes de alimentos infantis. Trata-se do Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon, nos sabores morango e banana e laranja e banana. De acordo com a empresa, 20 lotes desses produtos tiveram sua comercialização e distribuição suspensas.

A decisão foi tomada após a identificação de níveis de aflatoxina acima do permitido pelas autoridades sanitárias. Essa substância, produzida por fungos do gênero Aspergillus, pode estar presente em alimentos como milho, nozes, amendoim e frutas secas. O consumo prolongado e excessivo de aflatoxina representa riscos à saúde, especialmente ao fígado.

A Nestlé orientou os consumidores que tenham produtos dos lotes afetados a não os consumirem e a entrarem em contato com a empresa para efetuar a devolução e receber reembolso.

Ainda segundo a Nestlé, a quantidade de aflatoxina normalmente encontrada nos produtos da Muclilon está muito abaixo do nível necessário para causar efeitos imediatos ou intoxicações agudas.

“Para que ocorresse intoxicação aguda, seria necessário o consumo diário de 18 kg do produto (equivalente a 508 pacotes de 35 g) durante um período de 1 a 3 semanas”, explicou a empresa em comunicado publicado em seu site.

A companhia também ressaltou que nenhum outro produto da linha Mucilon foi afetado pelo problema. Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor dessa marca.

Essa não é a primeira vez que a Nestlé enfrenta questionamentos relacionados a seus produtos para bebês. Em abril deste ano, a ONG Public Eye acusou a empresa de adotar um duplo padrão. A denúncia apontou que alimentos infantis comercializados em países da Ásia, África e América Latina continham açúcar adicionado, prática não adotada em produtos semelhantes vendidos na Europa.

Na Suíça, onde fica a sede da empresa, e em outros países europeus, como Alemanha, França e Reino Unido, os cereais e leites em pó voltados para crianças são fabricados sem adição de açúcar.

Fonte: Bahia Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo