O Vereador Franklin dos Santos Santana (União Brasil) foi eleito nesta quarta-feira, 01 de janeiro de 2025, para comandar a Câmara Municipal do município de Riachão do Jacuípe durante o biênio 2025 a 2026.
O vereador Franklin Santana, liderando a chapa intitulada “Resistência e Luta”, obteve onze dos treze votos para comandar o Legislativo Municipal nos próximos dois anos. Além dele, foram eleitos também João Igor Borges de Almeida (União Brasil), para o cargo de vice-presidente, João Carlielton de Oliveira Araújo (PSB) como primeiro secretário, e Carlos Emanuel Carneiro de Almeida (PDT) como segundo secretário.
A eleição aconteceu com a manifestação dos votos dos vereadores de forma nominal. Eleito quase em consenso, a vitória de Franklin Santana demonstrou que o diálogo com os pares foi determinante. Confira abaixo como votou cada vereador:
Franklin Santana (União Brasil) – Sim
João Igor (União Brasil) – Sim
Carlielton da Farmacal (PSB) – Sim
Emanuel Carneiro (PDT) – Sim
Joquinha do 74 (PSD) – Sim
Daniel de Macário (PDT) – Sim
Marquinhos (PSD) – Sim
Adriano Bobô (PSB) – Sim
Érico Matos (PDT) – Sim
Beto de Eny (PSB) – Sim
Celinho da Saúde (PDT) – Sim
Amildes de Adonias (PSD) – Absteve
Cristóvão Ferreira (PSD) – Absteve
Depois de empossado, Franklin Santana assumiu os trabalhos na mesa e fez o seu primeiro pronunciamento como presidente da Casa. Ele reafirmou seu compromisso com o povo, agradeceu o apoio dos companheiros, bem como compreendeu o posicionamento dos que se abstiveram ao manifestarem os seus votos.
Franklin é um vereador experiente, já que tem vários mandatos e havia tentado o cargo de presidente em outra oportunidade. Ele é ex-secretário de Infraestrutura do município de Riachão do Jacuípe, função que também lhe acrescentou mais experiência para ajudar a conduzir os trabalhos na Casa da Cidadania nos próximos dois anos.
O novo presidente da Câmara de Vereadores também agradeceu ao prefeito Carlos Matos por lhe acolher no grupo e destacou o seu trabalho junto à secretaria de Infraestrutura do município no mandato encerrado em 2024.