DestaqueRiachão & Região

Conceição do Coité recebe evento gratuito dedicado à Páscoa; veja a programação

Evento acontece entre os dias 14 e 20 de abril, na Praça da Babilônia e no Centro Cultural Ana Rios de Araújo, no município que fica a 27 km de Feira de Santana.

Conceição do Coité recebe Vila da Páscoa — Foto: Divulgação/Prefeitura municipal de Conceição do Coité

A cidade de Conceição do Coité, no interior da Bahia, receberá um evento gratuito dedicado à Páscoa, entre os dias 14 e 20 de abril.

Com o tema “Uma Viagem ao Mundo do Chocolate”, o Vila da Páscoa 2025 vai reunir atividades culturais, atrações para crianças e espaços temáticos voltados à tradição pascal.

Toda a programação será realizada na Praça da Babilônia e no Centro Cultural Ana Rios de Araújo. De acordo com a organização, a expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas passem pelos espaços durante os sete dias de evento. Em 2024, mais de 7 mil visitantes participaram da Vila da Páscoa.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Conceição do Coité

Neste ano, a estrutura vai contar com espaços como a “Casa do Coelho”, a “Fábrica do Coelho” e a “Vila de Comercialização”, onde 16 expositores locais vão vender ovos artesanais e outras guloseimas em barraquinhas estilizadas.

Uma das grandes novidades desta edição é a “Caça aos Ovos”, uma atividade interativa voltada para o público infantil. A ação será realizada no Quintal Cultural e promete tornar a experiência mais lúdica para as crianças.

Outra atração é o espetáculo “A Viagem ao Chocolate”, que será apresentado diariamente, das 17h às 22h, no auditório do Centro Cultural.

Segundo Lucas Afonso, diretor do Centro Cultural, o objetivo é reunir diversos aspectos da celebração da Páscoa.

“A gente passa por várias culturas, mostrando as diferentes formas de se comemorar a data, com foco na ressurreição de Cristo, que é a essência da Páscoa. Também abordamos o lado comercial, com a tradição dos ovos de chocolate, até chegar ao significado religioso, que representa o maior ato de amor do mundo: a paixão de Cristo”, explicou.

Vila da Páscoa terá espaços temáticos como a Casa do Coelho, a Fábrica do Coelho e o Quintal Cultural — Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Conceição do Coité

A programação também inclui apresentações culturais feitas por estudantes da rede municipal. Entre os dias 14 e 16 de abril, mais de 3 mil crianças de escolas públicas vão se apresentar no auditório do Centro Educacional Ana Rios de Araújo.

Já no dia 18, após a procissão, será encenado na Praça da Matriz o espetáculo “Paixão de Cristo — A maior história de amor já contada”. Nesse dia, somente o espaço da Vila da Páscoa estará aberto ao público.

A Vila da Páscoa 2025 é realizada pela Prefeitura de Conceição do Coité, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, com apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Infraestrutura e Comunicação.

Confira a programação:

14 a 17 de abril (das 17h às 21h):

Local: Praça da Babilônia

  • Pintura facial para crianças
  • Caça aos ovos no Quintal Cultural
  • Visitação interativa à Casa do Coelho (na biblioteca do Centro Educacional)
  • Visitação interativa à Fábrica do Coelho (salão de exposição)
  • Visitação e compras na Vila da Páscoa — comercialização de ovos e guloseimas

18 de abril (sexta-feira)

  • Espetáculo “Paixão de Cristo” – após a procissão (na Praça da Matriz)
  • Vila da Páscoa aberta ao público

19 e 20 de abril (das 17h às 21h)

Local: Praça da Babilônia

  • Pintura facial para crianças
  • Caça aos ovos no Quintal Cultural
  • Visitação interativa à Casa do Coelho
  • Visitação interativa à Fábrica do Coelho
  • Visitação e compras na Vila da Páscoa

Programação das apresentações culturais das escolas

Segunda-feira, 14/04 – (a partir das 16h)

  • Total de crianças: 991
  • Escolas: Duque de Caxias, Raquel de Queiroz, Ana Maria Passos, João Rodrigues, Amâncio Pereira, Cypriana de Oliveira, Arlindo Olímpio, Pedro Damasceno, Pedro Américo, Zeferino Carneiro, Luís Viana.

Terça-feira, 15/04 –(a partir das 16h)

  • Total de crianças: 1.103
  • Escolas: José Antônio dos Reis, Daniel Silva, Ednalva Carneiro, Santa Rita, Maria Rita, Leandro Gonçalves, Antônio Ribeiro, Zacarias Carneiro, Bertila Cedral, Roque Ferreira, Manoel Izidro, CAEE, Miguel Couto, José Laudelino.

Quarta-feira 16/04 (a partir das 16h)

  • Total de crianças: 1.011
  • Escolas: Vasco da Gama, Domitila Carlos, Anísio Souza, José Lopes, Antônio Amâncio, Alípio Cerqueira, Emídio Lima, Doraney Mendes, Elvira Mota Pinto.

(Fonte: G1 BA).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo