DestaqueEducação & Cultura

Bahia é o 2º estado com maior índice de dificuldade de acesso à creche, aponta estudo

Pesquisa aponta que 220,5 mil crianças de 0 a 3 anos estão sem acesso à creche no estado, ficando atrás apenas de Minas Gerais com 247 mil crianças.

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

A Bahia foi o segundo estado com maior índice de dificuldade de acesso à creche no ano passado, conforme o Panorama do Acesso à Educação Infantil no Brasil, da Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação.

O estudo, divulgado na última segunda-feira (11), aponta que 220,5 mil crianças de 0 a 3 anos estão sem acesso à creche no estado, ficando atrás apenas de Minas Gerais com 247 mil crianças.

A situação é ainda pior quando se trata de crianças de 0 a 1 ano. Na Bahia, somente 8,3% desse público conseguiu acesso à creche em 2024.

Em Salvador, a situação é semelhante, onde 26,1% das crianças de 0 a 3 anos têm dificuldade de acesso à creche e o problema também é maior na faixa etária de 0 a 1 ano. Assim como Porto Velho e Belém, a capital baiana tem 0% de crianças de 0 a 1 ano matriculadas em creche.

A TV Bahia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) para pedir um posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Já a Secretaria de Educação (SEC) da Bahia informou através de nota que, mesmo não sendo de responsabilidade da gestão estadual, o governo da Bahia tem feito um esforço, junto aos municípios, para firmar convênios que viabilizem a construção de creches.

Por meio do regime de colaboração, o Estado, desde 2023, formalizou 80 convênios, somando um valor superior a R$ 138,2 milhões. Conforme a SEC, os recursos são destinados para que os municípios construam creches, escolas e quadras esportivas para a primeira infância (0 a 5 anos), bem como para a aquisição de equipamentos e mobiliário.

Além disso, o órgão estadual disse que também apoia o Programa Mais Infância, uma iniciativa desenvolvida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) para melhorar as condições de creches e escolas comunitárias com ações que visam capacitar educadores, assessorar e prestar assistência a creches comunitárias. Ao todo, programa beneficia 120 creches comunitárias, 700 professores de educação infantil e 10 mil estudantes de Salvador.

Por g1 BA e TV Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo