DestaqueHistória

Revolta dos Búzios: Cineasta e historiadores participam de roda de conversa no Arquivo Público do Estado da Bahia

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Mais conhecida como Conjuração Baiana, a Revolta de Búzios foi um marco na história do Brasil e principalmente da Bahia. A favor da liberdade, igualdade racial e implantação de uma República no estado, o evento histórico ocorreu entre 1798 e 1799, se tornando uma faísca para a Independência da Bahia que aconteceu décadas depois.

Por sua importância, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), promove a mesa de conversa “Vozes de 1798: Memória, Luta e Reivindicação Popular na Revolta dos Búzios”. O evento propõe refletir sobre a Revolta dos Búzios como um marco fundamental da luta popular no século XVIII, destacando suas vozes, memórias e reivindicações por igualdade e justiça social.

A mesa conta com a presença do cineasta Antônio Olavo, da historiadora Bárbara Saldanha e do professor, Flávio Márcio Cerqueira do Sacramento. A atividade integra a programação especial do APEB dedicada à valorização de eventos históricos cuja documentação é custodiada pela instituição. Assim, incentivando o debate histórico e a ampliação do acesso à memória documental sobre a Revolta dos Búzios.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Fundação Pedro Calmon e os participantes presenciais terão direito à certificação.

Serviço
O quê: Mesa de conversa “Vozes de 1798: Memória, Luta e Reivindicação Popular na Revolta dos Búzios”
Quando: 22 de agosto (sexta-feira) das 13h30 às 16h30
Onde: Auditório do Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB (Ladeira Quintas dos Lázaros, nº 50, Baixa de Quintas, Salvador)

Entrada gratuita

FOTO: Maurício Mateus / ASCOM FPC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo