
As movimentações no tabuleiro da política baiana começam acontecer e promete muito até o final do ano. O ex-prefeito de Irecê por dois mandatos, Elmo Vaz, confirmou sua saída do PSB, partido ao qual esteve filiado desde o início de sua trajetória política, e anunciou sua ida para o Avante, sigla presidida na Bahia pelo empresário e ex-deputado Ronaldo Carletto.
Elmo Vaz, que governou Irecê por oito anos consecutivos e encerrou seu mandato com aprovação alta, deixa também um legado político consolidado, que culminou com a vitória de seu sucessor, o atual prefeito Murilo Franca. Ao comunicar a decisão, Elmo fez questão de agradecer à deputada federal e presidente do PSB baiano, Lídice da Mata, por toda a parceria, amizade e contribuição ao longo desses anos. Ele revelou que esteve pessoalmente com a líder socialista há cerca de dois meses, quando expressou sua gratidão e seu desejo de desfiliação do partido socialista.
A mudança de legenda já estava sendo especulada nos bastidores da política estadual e agora se confirma oficialmente. Pré-candidato a deputado federal em 2026, Elmo reforça que sua chegada ao Avante é estratégica, fortalecendo a legenda na Bahia e ampliando as chances de conquistar novas cadeiras na Câmara Federal.
Com uma trajetória marcada pela experiência e credibilidade, Elmo Vaz já ocupou cargos de destaque no cenário estadual e federal. Foi diretor Geral da Sucab, superintendente da Embasa e presidiu a Codevasf durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, onde teve atuação reconhecida.
“É um novo ciclo que se inicia com esperança, responsabilidade e vontade de continuar servindo à Bahia e ao povo brasileiro”, declarou Elmo à nossa reportagem. (Fonte: Irecê Acontece).



