DestaquePolítica & Economia

Tarcísio fortalece imagem pelo país, atrai até eleitor de Lula, mas enfrenta desgaste em São Paulo

Achados de pesquisas qualitativas do Instituto Travessia mostram governador bem posicionado em regiões fora de São Paulo

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Principal cotado para suceder o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio De Freitas (Republicanos), vive um paradoxo: enquanto sua gestão acumula desgastes entre os paulistas, sua força eleitoral cresce fora do Estado, a ponto de furar a bolha e atrair até eleitores que hoje aprovam a gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É o que mostram pesquisas qualitativas do Instituto Travessia realizadas no primeiro semestre deste ano no Distrito Federal e em cidades de diferentes Estados do País, incluindo São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O relatório, produzido a pedido do Estadão, reúne percepções de grupos focais sobre o governador e tem caráter analítico, sem rigor científico.

Esse tipo de pesquisa tem o objetivo de compreender, a partir de entrevistas, questões subjetivas, como atitudes, percepções, opiniões e formas de pensar. É diferente da pesquisa quantitativa, que se apoia em dados objetivos, a exemplos de números e estatísticas.

Tarcísio aparece bem posicionado nas pesquisas fora de São Paulo, mas com uma fragilidade: sua imagem positiva se apoia mais em impressões superficiais do que em conhecimento sobre sua trajetória. O governador é descrito por eleitores não paulistas como “preparado”, “honesto”, “capaz” e “articulador”. Em cidades como Florianópolis (SC) e Blumenau (SC), chega a ser chamado por eleitores de “o próximo presidente”.

Apesar da boa impressão, as pesquisas indicam que o conhecimento sobre o governador paulista ainda é muito limitado. Fora de São Paulo, Tarcísio é lembrado principalmente por sua passagem nos governos Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro — referência usada por eleitores para justificar os atributos de “moderado” e “técnico”. Ele também é frequentemente associado à figura de gestor que tira do papel grandes obras de infraestrutura.

Fora de São Paulo, pouco se sabe sobre a gestão de Tarcísio — sinal de que, numa eventual campanha presidencial, ele terá de se apresentar melhor ao eleitorado. Um dos raros assuntos locais citados em qualitativas pelo País é a dispersão da Cracolândia. Em Estados Brasil afora, é forte a percepção de que Tarcísio teria conseguido resolver o problema crônico da região, segundo o relatório do Travessia.

(…)

Fonte: Estadão

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo