DestaqueMeio Ambiente

Verão na Bahia deve atingir temperaturas de até 38º C; sensação térmica pode superar os 40º C

Dado foi revelado durante o 2º Fórum Desafios Climáticos na Bahia, realizado pela Neoenergia Coelba na última sexta-feira (10). Temporada também será marcada por temporais pontuais, conhecidos como as “chuvas de verão”

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

A primavera teve início há pouco menos de um mês, porém a preparação para o verão já começou. Durante o 2º Fórum Desafios Climáticos na Bahia, promovido pela Neoenergia Coelba na última sexta-feira (10), a Climatempo revelou que as projeções climatológicas para a próxima temporada indicam temperaturas que podem atingir a faixa dos 38°C, com sensação térmica acima dos 40°C. Essas máximas já poderão ser registradas em dezembro, especialmente nas áreas mais quentes do estado.

A empresa de climatologia também indicou a possibilidade de temporais pontuais durante a estação, as chamadas chuvas de verão. “As altas temperaturas formam uma convecção na atmosfera, provocando chuvas intensas nos finais de tarde, acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento forte. Essas precipitações são as conhecidas chuvas de verão”, destacou Vitor Hassan, Head da Climatempo.

A partir da segunda quinzena de janeiro, a tendência é de chuvas mais frequentes e distribuídas, com bandas de nebulosidade atuando por períodos mais prolongados, o que deve diminuir ligeiramente as temperaturas, embora o calor ainda predomine. Mesmo com esse aumento da umidade, o estado seguirá sob o domínio de um verão tipicamente baiano — quente, úmido e de forte intensidade térmica.

Diante do cenário apresentado, a Neoenergia Coelba elaborou um plano robusto aumentar a robustez da rede elétrica e mitigar o impacto climático no sistema. De 2024 até o primeiro semestre de 2025, a distribuidora investiu R$ 4,7 bilhões em obras de reforço e implantação de novas tecnologias, aumentando a resiliência do sistema.

“Uma das principais novidades para o verão deste ano é a aquisição de baterias para armazenamento de energia. Este equipamento possui tecnologia de ponta, possibilitando uma melhor qualidade no fornecimento de energia e maior satisfação dos nossos clientes. Também adquirimos 359 novas antenas Starlink, que garantem que a comunicação entre os eletricistas e o Centro de Operações Integradas aconteça mesmo em locais isolados e sob forte chuvas”, explicou o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, Thiago Martins.

A Neoenergia Coelba também realizou 310 mil podas neste ano, volume 22% superior quando comparado ao mesmo período de 2024. Esta ação mitiga uma das principais causas para ocorrências em temporais: a queda de árvores sobre a rede elétrica. O planejamento contempla, ainda, o acompanhamento constante do clima, análise de cenários, definição dos níveis de emergência e a possibilidade de triplicar a quantidade de equipes em campo durante contingências.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo