AgriculturaDestaqueMeio Ambiente

Adab alerta sobre praga que ameaça plantações de palma forrageira na Bahia

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Sinônimo de resistência e sustentabilidade, a palma forrageira está presente em cerca de 85% do território baiano sendo considerado um alimento rico em nutrientes e água, que serve de base para a alimentação animal e humana, especialmente em período de seca. Em função da sua importância socioeconômica, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) alerta produtores para o aumento na ocorrência da Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae), praga que já infestou 33 municípios da Bahia, entre as regiões Nordeste e Sudoeste do estado.

Especialistas chamam a atenção para o risco dessa praga chegar a outras regiões do estado. “O inseto se espalha pelo vento, por meio de animais ou pessoas que entram em contato com plantas contaminadas. Ele forma colônias brancas entre as raquetes e se alimenta da seiva da planta, injetando substâncias tóxicas que provocam amarelamento, necrose e, se não controlado, a morte da palma”, explica o engenheiro agrônomo da Adab e especialista na cultura da palma, Albany Lopes, lembrando que, desde 2017, a Bahia convive com essa praga.

Para conter a proliferação, o órgão recomenda o uso de variedades resistentes — como Doce, Mão de Moça e Orelha de Elefante — e a restrição de visitas ou circulação em áreas com suspeita ou presença confirmada da cochonilha. Além disso, a Adab tem reforçado a campanha de combate à Cochonilha do Carmim por meio de palestras voltadas a produtores e visitas técnicas às propriedades com cultivo de palma forrageira em diferentes regiões da Bahia. A orientação é que, em caso de suspeita, o produtor deve notificar a Adab ou a Secretaria Municipal de Agricultura e seguir as orientações técnicas para o controle eficiente.

Ascom/Adab

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo