
Morreu neste sábado, dia 15 de novembro de 2025, o senhor Manoel Ribeiro da Silva, conhecido como Manoel Gaipó, último irmão vivo da ex-cangaceira Dadá, companheira de Corisco.
Manoel Gaipó estava com 116 anos de idade. Ele era uma das últimas testemunhas de fatos envolvendo Lampião e o cangaço, assim como sobre a vida de sua irmã antes, durante e após a vida no cangaço.
A sua irmã Dadá (Sérgia Ribeiro da Silva), que também é natural do município de Glória, foi raptada por Corisco aos 13 anos de idade e morreu em meados da década de 1990, em Salvador. (Na foto abaixo, os cangaceiros Dadá e Corisco. Imagem/Reprodução).
Manoel Gaipó morreu no povoado de Caraíbas, município de Glória, no Nordeste da Bahia. Ele era irmão de criação da lendária Dadá e tinha muitas histórias para compartilhar sobre suas vivências à época do cangaço, tendo ele próprio chegado a seguir a vida de cangaceiro por um breve período, assim como seu irmão João Pedro Ribeiro, vulgo “Avião”.
A família, que reside no povoado de Caraíbas, em Glória, comunicou o falecimento e o sepultamento, que foi realizado no cemitério local.
Da redação do IB, com informações de Geraldo Antônio de Souza Júnior, do canal Cangaçologia.



