
O candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), criticou nesta sexta-feira (11) uma declaração do governador Jerônimo Rodrigues (PT) de que não quer “bandido fora da Bahia” e afirmou que, caso seja eleito, vai endurecer o enfrentamento às facções criminosas no estado. “Comigo vai ser na cadeia ou bem longe daqui”, afirmou Neto durante comício que reuniu mais de 20 mil pessoas em Itaberaba, na Chapada Diamantina.
Neto fez referência a uma entrevista recente de Jerônimo na qual o petista, ao tratar da segurança pública, comparou a Bahia a uma árvore e o Brasil a uma floresta para defender que não pretende apenas expulsar criminosos do estado. “Jerônimo disse que não queria botar bandido para fora, que para ele o importante era a floresta. Ele considerava a Bahia uma árvore e o Brasil uma floresta. Pois, para mim, a minha floresta, o meu mundo, o meu país é a Bahia”, afirmou Neto.
Em seguida, o candidato prometeu uma postura diferente no combate à criminalidade. “Para mim, vai ser ou na cadeia ou bem longe da Bahia. Nós vamos ter ordem e ter lei. Vamos trabalhar com a Governadoria da Segurança para coordenar as polícias e retomar os territórios que hoje estão ocupados por facções criminosas”, declarou.
Segundo Neto, o avanço das organizações criminosas deixou de ser um problema restrito a Salvador e à Região Metropolitana e já alcança cidades do interior. Ele voltou a defender a Governadoria da Segurança, proposta que prevê a coordenação direta das forças de segurança pelo governador, com integração entre as polícias, estabelecimento de metas e acompanhamento permanente dos resultados.
“Infelizmente, a presença do crime organizado tornou-se uma realidade não apenas da capital, mas também chegou ao interior. Com um governador forte, retado e trabalhador, nós vamos devolver a paz às famílias e ao cidadão de bem do estado da Bahia”, disse.
O comício contou com as presenças do candidato a vice-governador Zé Cocá (PP) e dos candidatos ao Senado Angelo Coronel (Republicanos) e João Roma (PL). Em Itaberaba, Neto foi recepcionado pelo ex-prefeito Ricardo Mascarenhas e participou do ato ao lado de prefeitos, ex-prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas de diversos municípios da região.
Pix Saúde
Durante o discurso, Neto afirmou ainda que segurança pública e saúde serão as duas principais prioridades do início de sua gestão, caso vença a eleição. Na área da saúde, ele voltou a criticar a situação da fila da regulação e declarações recentes de Jerônimo sobre o tempo de espera dos pacientes.
“As pessoas não sabiam como era ele governando. Ele era um livro com páginas em branco. Veio com um discurso bonito, disse que por ser do mesmo partido do presidente resolveria todos os problemas do nosso estado e prometeu acabar com a fila da regulação”, afirmou.
Neto contestou a afirmação de Jerônimo de que pacientes que precisam de atendimento pela regulação são atendidos em até 24 horas. “Isso é verdade? É claro que não é verdade. A gente está vendo o povo mais pobre sofrendo quando precisa marcar uma consulta, fazer um exame ou quando tem uma necessidade urgente e precisa de uma UTI. Muitas vezes, quando consegue, infelizmente já é tarde demais”, declarou.
Como propostas, o candidato defendeu a ampliação da rede hospitalar no interior, com mais serviços especializados e leitos de UTI na região da Chapada Diamantina, além da implantação do chamado Pix Saúde, para a compra de vagas na rede privada quando não houver disponibilidade imediata no sistema público.



