DestaquePolítica & Economia

Datafolha: Ciro Gomes na frente com 47%, e Elmano em tendência de alta, com 40%

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Candidato de oposição oscilou um ponto para cima e tem 47%. Atual governador apresenta tendência de crescimento, com oscilação positiva de 3 pontos

Nova pesquisa Datafolha mostra cenário eleitoral no Ceará a menos de 20 dias para o primeiro turno das eleições. Confira os números (Crédito: Aurélio Alves e Fábio Lima).

O ex-governador Ciro Gomes (PSDB) lidera as intenções de voto no Ceará na nova pesquisa Datafolha, mas a diferença para o atual governador e candidato à reeleição Elmano de Freitas (PT) diminuiu, dentro da margem de erro.

Ciro Gomes tem 47% das intenções de voto. Elmano de Freitas foi a 40%. A distância entre eles é agora de sete pontos percentuais, dois pontos a menos que duas semanas atrás. A pesquisa também divulgou a rejeição dos candidatos ao governo do Ceará e como está a aprovação de Elmano de Freitas como governador do Estado.

O levantamento foi contratado pelo O POVO e divulgado nesta sexta-feira, 18, no programa Jogo Político BR, na TV O POVO (48.1) e no Youtube do O POVO.

Ciro mantém a dianteira e oscilou um ponto para cima. Elmano, por sua vez, oscilou três pontos para mais, no limite máximo da margem de erro.

Segundo o Datafolha, Ciro está estável, enquanto Elmano apresenta tendência de alta.

Pesquisa Datafolha Ceará estimulada

Se a eleição para governador do Estado do Ceará fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

  • Ciro Gomes (PSDB): 47% (+1)
  • Elmano de Freitas (PT): 40% (+3)
  • Vera Lúcia (Novo): 2% (+1)
  • Danilo Soares (Democrata): 1% (=)
  • Delegado Huggo (Missão): 1% (+1)
  • Ieri Braga (PCO): 0
  • Serley Leal (UP): 0 (-1)
  • Zé Batista (PSTU): 0 (=)
  • Em branco / nulo / nenhum: 6% (-2)
  • Indecisos: 3% (-2)

A candidata Vera Lúcia (Novo) aparece com 2%. Ela entrou na disputa após troca de candidato do partido e agora apareceu com um ponto a mais em relação ao começo do mês.

Danilo Soares (Democrata) obteve 1%, mesmo percentual do Delegado Huggo (Missão). Ieri Braga (PCO), Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU) não chegaram a 1%.

Os respondentes que optaram por brancos, nulos e ou disseram não votar em nenhum totalizam 6%, 2 pontos a menos que no início de setembro. Indecisos são 3%, também 2 pontos a menos que no levantamento anterior.

O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores em 59 municípios do Estado do Ceará entre 14 e 17 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-01290/2026 e BR-00180/2026.

A pesquisa é quantitativa, por amostragem, feita com abordagem presencial aos entrevistados em pontos de fluxo populacional.

(…)

Por Érico Firmo e Camila Maia / O Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo