DestaqueEducação & CulturaHistória

De 16 a 18 de outubro 2026 acontece a 39ª Romaria de Canudos, no sertão da Bahia

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Nos próximos dias 16 a 18 de outubro, acontece mais uma edição da tradicional Romaria de Canudos, na cidade de Canudos, Sertão da Bahia. Na oportunidade, dezenas de pesquisadores e estudiosos da Bahia e de outros estados chegarão para as oficinas temáticas, debates, visitas e muita troca de experiências e fé. Haverá ainda lançamento de livros, apresentações culturais, além de venda e exposição de produtos da agricultura familiar.

A Romaria de Canudos deste ano traz como tema: “Belo Monte – Inspiração no Caminhar das Juventudes”. Na história de resistências e memórias, que alimenta a utopia de uma sociedade justa e equitativa, o convite especial é direcionado aos jovens e às jovens, suas inquietações, seus sonhos e vontades de serem peregrinos e peregrinas deste povo na construção do Reino de Deus já aqui, na nossa Casa Comum.

O lema: “Jovens vocês são protagonistas de um mundo novo (cf. Joel 2,28)”, soa como provocação para uma Igreja em saída, sinodal, que parte da realidade e volta a esta mesma realidade. Lembra dois grandes profetas da caminhada, Dom Pedro Casaldáliga e José María Vigil, quando afirmaram:

Trata-se de uma referência dupla, tanto de origem como de finalidade. De origem: porque toda ação, toda abordagem, toda teoria, todo estudo, toda vivência, todo projeto… deve partir da realidade. De finalidade: porque se trata sempre de um processo que aponta definitivamente para um objeto central: voltar à realidade. “Partir da” e “voltar à” realidade, eis o “realismo” nada mágico da espiritualidade latino-americana. (CASALDÁLIGA & VIGIL, 1996).

Dom Pedro Casaldágila, por sinal, esteve em Canudos quando da Romaria do centenário do massacre. Porém, maior do que o sofrimento é a força do povo do Conselheiro que, mesmo nas orações e práticas, reza, canta e pede um coração profético, a fim de nunca ficar insensível diante da realidade.
“Só Deus é Grande”, frase celebre do Conselheiro, continua nos conduzindo e, em especial, nossa juventude, para uma indignação santa, ética e cheia de compaixão a toda forma de injustiça e cultura de morte que possa está no ar da vida contemporânea.

Não há pessoas livres em povos escravos, as bets precisam ser combatidas, pois prendem homens, mulheres e jovens em vícios que sugam a economia familiar. Essa “liberdade” capitalista mata os protagonismos juvenis, prega um triunfo pelo modelo político neoliberal que tira a vida do outro para beneficiar uns poucos. Toda dominação é a negação do outro, acaba com a dignidade humana e, consequentemente, dar fim aos sonhos das gerações futuras.

Na terra do Conselheiro, nesta 39ª Romaria, vamos juntos com a juventude voltar à sabedoria ancestral, reafirmar a herança indígena, a resistência negra, a luta contra a agressão sofrida pelas mulheres, etc. Quiseram arrancar nossos frutos quando sufocaram Canudos, procuraram cortar nossos galhos, queimaram nossos troncos, porém nunca mataram nossas raízes. Por isso, a história e a vida neste sertão baiano, na Abia Yala dos conselheiristas continua firme, floresce, amadurece e permanece viva na memória do povo pobre, excluído e marginalizado.

Diante da ameaça neofascista, em que a democracia está correndo perigo e nossa juventude precisa tomar consciência do seu papel, levantam-se as falas ecumênicas e de diálogos inter-religiosos da Terra do Conselheiro. Somente a utopia, amada e pregada por Antônio Conselheiro, defendida e proclamada por cada romeiro e romeira, sustenta as organizações de alternativas de lutas, tais como: PJ – Pastoral da Juventude, partidos progressistas, movimentos, práticas comunitárias e de solidariedade e, ainda mais desafiadora, as pastorais de fronteiras e periféricas.

Diante do exposto, conclama-se o Povo de Deus para, nos dias 16 a 18 de outubro no Ano da Graça de 2026, estarem juntos e juntas nesta Terra Santa, que acolhe as diversas caravanas, possibilita visitas aos espaços de memória e história de Canudos.

Que venham os pesquisadores e pesquisadoras beberem desta fonte viva, onde teremos oficinas temáticas, debates, visitas e muita troca de experiências, fé, política e vida. Neste espaço também haverá lançamento de livros, atividades artísticas e culturais, bem como venda e exposição de produtos da agricultura familiar.

Venham, participem! Esperamos por vocês.

Prof. Me. Plínio Rogério da Silva

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo