A Revolta é também chamada de Revolução dos Alfaiates, Conjuração Baiana, Sedição de 1798 ou Inconfidência Baiana.
O calendário foi produzido em formato de almanaque pelo cineasta, fotógrafo e pesquisador Antônio Olavo, que nos seis últimos anos se debruçou sobre a história da Bahia e do Brasil para levantar dados sobre esse capítulo da luta popular pela independência do país, ocorrido em Salvador no ano de 1798.
O calendário é parte das ações da secretaria para implantar as leis nº. 10.639/2003 e 11.654/2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional de inclusão no currículo oficial da rede de ensino, com a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena.
O calendário será distribuído para todas as escolas também em formato digital, para facilitar seu uso em sala de aula por professores e estudantes. O conteúdo digitalizado está disponível ainda no Portal da Educação.
O autor
O autor do calendário, Antônio Olavo, já tem outros interessantes trabalhos publicados. Além de ricos calendários sobre a temática de Canudos, Olavo também publicou outras obras fruto de pesquisas que muito contribuem para a educação e cultura baianas.
Cineasta, Antônio Olavo também é autor dos documentários “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” e “Quilombos da Bahia”, entre outros.
Da redação