Educação & Cultura

Riachão: Público vibra com cantiga de roda na 2ª noite do Festival de Cultura

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Como quem não queria nada, mais de dez mulheres da comunidade da Taipoca conseguiu prender o público com uma bonita apresentação de cantiga de roda. Com um rico repertório de versos, duas gerações de mulheres mostraram para o público que compareceu ao Clube de Campo Mandacaru como é esta manifestação cultural.

Tradição das antigas rezas na zona rural do município, que normalmente acontecem antes do samba, a cantiga de roda era uma forma de as mulheres se divertiram durante as noites festivas do sertão, mas, ao mesmo tempo, eram motivadas por versos alusivos à amizades e paqueras entre os jovens moradores das comunidades rurais.

Samba de roda

 

A programação da noite foi aberta com uma apresentação do famoso Samba de roda das Pedrinhas, o mais antigo da cidade. No passado, o grupo já teve a participação de Izidrio das Pedrinhas, considerado por muitos como o maior sambador de Riachão ao lado de Manezinho de Izaias, sambador da região do Mocó.

Além do samba das Pedrinhas, o público também pode ver o samba da comunidade de Taipoca/ Traz da Roça, que tem a participação de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo