Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaquePolítica & Economia

Mulheres dominam disputa eleitoral para prefeitura em apenas cinco cidades baianas

Em cinco municípios da Bahia, os eleitores irão às urnas neste domingo (06) para escolher obrigatoriamente uma prefeita. Em Itapitanga, Monte Santo, Mortugaba, Muritiba e Várzea Nova, não há candidatos do sexto masculino na disputa para o Executivo. Apenas mulheres estão na briga, o que é uma boa notícia numa eleição onde o número de postulantes homens ainda é ainda muito superior.

Em Muritiba, no Recôncavo, são nada mais nada menos do que quatro concorrentes na disputa: Rose Reis (PSD), Jucinete Nascimento (PT), Mãe Maria (Republicanos) e Perla Santana (MDB). Havia uma quinta candidata, Cláuda Isquem, mas aparece com inapt no Divulgacand, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A disputa eleitoral no município tem uma peculiaridade: apesar de o PT ter candidata, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) optou por apoiar Rose Reis, aliada do prefeito Danilo de Babão (PSD). A articulação foi feita pelo chefe de Gabinete do senador Jaques Wagner (PT), Lucas Reis (PT), que terá o apoio de Rose na disputa por uma cadeira na Câmara Federal em 2026. Os petistas locais não gostaram nada da manobra.

Nas demais cidades com exclusividade de mulheres candidatas a prefeita o cenário é polarizado entre duas concorrentes. Em Monte Santo, no nordeste baiano, elas já foram até próximas, mas romperam relações no pleito de 2022, quando apoiaram deputados diferentes. Lá, a prefeita Silvania Matos (PSB), que tenta a reeleição, tem como adversária Itácia Andrade (MDB), justamente a atual vice-prefeita.

Em Itapitanga, no sul da Bahia, as candidatas são Joanice Alves (PSD) e Glis Dórea (Avante). Em setembro, Joanice sofreu um atentado a bala na estrada entre Jequié e Gongogi, mas passa bem. O crime é investigado pela polícia.

Por último, em Várzea Nova estão no páreo Daiane Pereira (PCdoB) e Rízia Marques (PSB), as duas integrantes de partidos da esquerda mais tradicional.

Desigualdade de gênero 

Na Bahia, disputam a eleição deste ano 968 homens candidatos a prefeito. O total de mulheres é de apenas 181. Contabilizando também a disputa para vereador, são 23.221 postulantes do sexo masculino e 11.980 do feminino. Apesar disso, as mulheres são maioria no eleitorado: 5.915.845 contra 5.367.598.

Todos os partidos políticos têm mais candidatos homens do que mulheres. Em geral, esse percentual é 80% maior. No caso do MDB, por exemplo, e 91% maior. No PL, dos 27 nomes que disputam prefeituras, há apenas uma mulher. Mesmo no PMB, que é o Partido da Mulher Brasileira, elas estão em desvantagem. Na Bahia, a sigla tem dez homens candidatos a prefeito, contra apenas quatro do sexo feminino.

Fonte: Toda Bahia / Ilustração Thiago Fagundes/Agência Câmara

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo