
Morreu na manhã deste sábado (26), na cidade de Valente, o oftalmologista Dr. Rui Pascoal Ramos, aos 84 anos. Reconhecido médico oftalmologista mais antigo em atividade na região, Dr. Rui dedicou grande parte de sua vida à saúde ocular da população local e de cidades vizinhas, como Feira de Santana, sendo considerado uma referência na área.
De acordo com informações confirmadas pela redação do Interior da Bahia, Dr. Rui faleceu de forma repentina enquanto atendia pacientes em seu consultório, no Instituto Oftalmológico Rui Paschoal (IORP), localizado em frente ao Hospital Municipal José Mota Araújo, em Valente.
Segundo testemunhas, o médico começou a passar mal pela manhã, durante o atendimento. Ele foi socorrido imediatamente por uma colega, que estava no local e prestou os primeiros socorros. Apesar de ser levado com urgência ao hospital, Dr. Rui não resistiu. A suspeita inicial é que ele teria sofrido um AVC, mas especula-se também que a causa da morte tenha sido um infarto fulminante, mas exames deverão confirmar.
Mesmo aos 84 anos, Dr. Rui mantinha uma rotina ativa de trabalho. Ele atendia pacientes em Feira de Santana às segundas, terças e quartas-feiras, e no consultório em Valente às quintas, sextas e sábados. Segundo informações de familiares, recentemente, o médico havia relatado dores no peito e procurado um cardiologista. Exames realizados na última sexta-feira não apontaram nenhuma anormalidade, e novos exames estavam marcados para a próxima terça-feira, em Feira de Santana.
Carreira marcada pela dedicação à saúde pública
Nascido em Valente, Dr. Rui Pascoal Ramos iniciou sua formação em oftalmologia no início da década de 1970, tornando-se um dos profissionais mais respeitados na região. Ligado profundamente às suas raízes, ele nunca deixou de atender na cidade natal, mesmo depois de consolidar sua carreira.
Dr. Rui deixa três filhos: Ana Paula Ramos, Elzira Ramos e Rui Pascoal Ramos Júnior.
O velório de Dr. Rui está acontecendo na Fazenda Pai Neném, localizada na saída de Valente para São Domingos.
O sepultamento de Dr. Rui Pascoal está previsto para amanhã, domingo, 27, às 10h.