DestaqueHistória

Moradora de Cipó dá à luz quadrigêmeos e maternidade faz campanha para ajudar família

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Por serem prematuros, os quatro bebês permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da maternidade. Família mora no município de Cipó, no interior da Bahia.

Maria Stephanie de Jesus de Santana, de 23 anos, deu à luz quadrigêmeos – três meninos e uma menina – na Maternidade José Maria de Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.

O parto aconteceu no dia 16 de julho, mas a informação só foi divulgada na terça-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Por serem prematuros, os quatro bebês permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da maternidade.

A jovem Maria Stephanie de Jesus de Santana, de 23 anos, deu à luz quadrigêmeos – três meninos e uma menina – na Maternidade José Maria de Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. O parto aconteceu no dia 16 de julho, segundo informações do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra a unidade.

Maria Stephanie batizou os filhos com os seguintes nomes: Pedro Henrique, Pedro Lucas, Pedro Gael e Aurora.

Ela mora no município de Cipó, a cerca de 260 km da capital baiana, e iniciou o acompanhamento médico na Unidade Básica de Saúde do município. Posteriormente, a jovem passou a fazer o pré-natal na Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador.

No entanto, por conta da complexidade do caso e do alto risco, Stephanie foi transferida para a Maternidade José Maria de Magalhães Netto, onde recebeu assistência especializada até o momento do parto.

O nascimento dos quadrigêmeos foi realizado por cesariana e conduzido pela médica obstetra Micheline de Andrade Pereira Barbosa, com o apoio de uma equipe multiprofissional composta também por anestesistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Por serem prematuros, os quatro bebês permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da maternidade. O estado de saúde deles é considerado estável, mas ainda não há previsão de alta, já que os recém-nascidos necessitam de acompanhamento contínuo para o desenvolvimento adequado e ganho de peso.

Mulher dá à luz a quadrigêmeos em Salvador — Foto: Divulgação/SMS

Maria Stephanie vive com o esposo há sete anos. O casal, que já tem uma filha de seis anos, enfrenta agora um novo desafio para criar os quadrigêmeos. Ela está desempregada, então conta com o apoio da rede de saúde e de doações para enfrentar o cenário de vulnerabilidade social.

Conforme a assessoria do IGH, a maternidade está organizando, por meio do Serviço Social, uma campanha de arrecadação para auxiliar a família.

Entre os itens mais urgentes estão:

  • fraldas (RN e P);
  • roupas de bebê;
  • lençóis e mantas;
  • itens de higiene;
  • leite infantil;
  • além de berços, carrinhos e outros móveis essenciais.

Pessoas interessadas em ajudar podem procurar diretamente a equipe social da Maternidade José Maria de Magalhães Netto, que fará a ponte entre os doadores e a família.

Por G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo