
O Botafogo foi pego de surpresa com o desejo de seu capitão e ídolo, Marlon Freitas, de se transferir para o rival Palmeiras, mas o clube já trabalha internamente com um substituto para a posição: o volante Danilo, ex-Bahia.
Revelado nas categorias de base do Esquadrão, Danilo é considerado a “aposta” ideal para assumir a vaga deixada por Marlon Freitas. O jogador, que chegou ao Botafogo em julho deste ano, tornou-se uma das principais referências do meio-campo da equipe comandada por Martín Anselmi após a saída do antigo capitão.
Mesmo assim, o Botafogo segue no mercado em busca da contratação de mais um volante com condições de chegar e atuar já em 2026. A ideia da diretoria é contratar um “camisa 5”, com maior poder de marcação e capacidade de iniciar as jogadas ofensivas.
Isso porque, apesar de ser visto como o substituto natural, Danilo enfrentou problemas físicos desde que chegou ao clube, com episódios de lesões recorrentes. Na reta final da temporada, por exemplo, o volante sofreu um problema muscular leve na coxa esquerda. A expectativa, porém, é que o período de férias aliado à pré-temporada seja fundamental para a melhora do condicionamento físico e para que o atleta assuma o protagonismo esperado.
No mercado, alguns nomes já foram especulados como possíveis reforços. Segundo o ge, o Botafogo monitora Cristian Medina, do Estudiantes; Júlio Romão, do Ferencváros; Pedro Bicalho, do Qarabag; e Pablo Maia, do São Paulo. Até o momento, no entanto, nenhuma negociação foi concretizada.
No Bahia e na Bahia
Apesar de ter construído uma carreira vitoriosa — com títulos da Libertadores (duas vezes), do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, todos pelo Palmeiras —, Danilo foi “apenas” revelado pelo Bahia. Natural de Salvador, o volante chegou ao Tricolor de Aço em 2012, ainda na categoria sub-13, e permaneceu no clube até 2017, quando foi dispensado pelo clube.
Após deixar o Esquadrão, o jogador passou por outros dois clubes do estado: Jacuipense e PFC Cajazeiras. Foi justamente neste último que Danilo chamou a atenção do Palmeiras, em 2018, sendo inicialmente emprestado e, posteriormente, adquirido em definitivo para integrar as divisões de base do clube paulista.
Por Téo Mazzoni / A Tarde



