Fundador do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Burgos militou na politica nas décadas de 1960 e 1970 ao lado de figuras como o ex-governador Waldir Pires e do atual deputado federal Emiliano José (PT).
No inicio da década de 1980, ele ajudou a fundar na Bahia o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Neste partido, Burgos integrou a primeira Comissão Provisória, em 1981. Segundo o atual presidente estadual da legenda, Alexandre Brust, “Burgos foi companheiro de luta na implantação do PDT na Bahia e um brizolista fervoroso”.
Brust disse que “a direção do PDT se solidariza com a família de Magno Burgos e reconhece o seu trabalho na luta pela construção do partido na Bahia”. Magno Burgos morreu aos 80 anos, na madrugada desta sexta-feira (6) na Clínica Cardiopulmonar, em Salvador, onde estava internado há duas semanas para tratamento de um enfisema pulmonar.
Ele também integrou o conhecido “senadinho”, um grupo de amigos que se reunia no Shopping Barra, onde era chamado de “presidente”.
Evandro Matos