Tradicional parada turística, Caldas do Jorro atrai muitas pessoas nos finais de semana por conta da sua tranquilidade e a sua água medicinal. Localizado nas proximidades da sede de Tucano, o Jorrão, como também é chamado, possui uma excelente infraestrutura com hotéis, restaurantes, bares e espaços para lazer.
Com propriedades terapêuticas bastante conhecidas e comprovadas, as águas de Caldas do Jorro tem grande poder curativo e são aconselhadas para tratamento de doenças alérgicas, dermatoses reumáticas, gastro-intestinais, dispepsias, gastrites, colites, prisão de ventre, doenças do fígado e dos rins, manifestações úricas, acne–furunculose e eczemas parasitosas da pele, além de possuir poderes afrodisíacos.
No Jorrão, o banho pode durar até três horas, depois das refeições, evitando banhar-se no período das 10h às 15h, nos dias quentes, devido ao calor da água, que é de 48ºC. Além do Jorrão, tem também o Jorrinho, onde a água cai com uma temperatura de 27ºC. Nos dois pontos turísticos do município, além do banho atrativo e da cerveja gelada, existe ainda a tradicional carne de bode.
Aproveitando a forte indústria de couro da região, o Jorro transformou-se num grande pólo de confecção e distribuição de artigos deste material. Nas quartas, sextas e domingos, dezenas de barracas são montadas para o comércio destes produtos, que incluem, chapéus, calçados, roupas, tapetes e artigos para montaria.
O município é comandado pelo Prefeito Rubinho (PSB), que apóia o Fórum de Comunicação através da Prefeitura Municipal.
O Fórum
Os preparativos para a realização do II Fórum de Comunicação Social ABI, a ser realizado neste sábado (30) no Balneário Caldas do Jorro, em Tucano, estão praticamente concluídos.
Com o tema “A Política na Mídia”, o evento terá como palestrantes Valter Vieira (Presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira), Evandro Matos (Jornalista da Tribuna da Bahia e do Portal Interior da Bahia), e Edmundo Filho (Coordenador do Núcleo de Rádio da AGECOM). O Fórum bateu recorde de inscritos com direito a hospedagem por conta da ABI – Seccional Note/Nordeste.
De acordo com o presidente da ABI – Seccional Norte e Nordeste, Jair Cezarinho, que visitou cidades da região como Serrinha, Araci e Ribeira do Pombal para divulgar o Fórum, a receptividades dos profissionais é muita grande. Segundo ele, houve um destaque na qualidade dos palestrantes e a oportunidade do tema a ser abordado, principalmente por ser um ano eleitoral.
Esta será a segunda vez que o Fórum de Comunicação Social ABI acontece em Caldas do Jorro. Atendendo pedido dos profissionais de emissoras de rádios de Serrinha e região, Jair Cezarinho assegurou que, durante o evento, será eleita a próxima cidade para sediar o III Fórum de Comunicação da Região do Sisal.