Meio Ambiente

Nova ponte sobre o rio São Francisco beneficia 300 mil pessoas do oeste

Esta foi a primeira vez que os moradores dos municípios interligados e região caminharam sobre o novo acesso, que passa sobre o rio São Francisco, antes só possível pelo o uso de embarcações.

Cerca de 300 mil pessoas de diversos municípios da região serão beneficiadas com a iniciativa, que viabiliza um novo caminho de integração da Bahia ao lado da futura Ferrovia Oeste-Leste. Batizada de Guimarães Rosa, autor da renomada obra Grande Sertão Veredas, a ponte possui 1,1 quilômetros e é o único acesso direto do Planalto Central ao litoral brasileiro.

“Estamos completando, hoje, o sonho de milhares de baianos e de um notável brasileiro: Juscelino Kubitschek, de ver a possibilidade real de os brasilienses sairem de Brasília para as praias do litoral baiano”, destacou o governador, que ressaltou a importância da ponte para o desenvolvimento das duas cidades e pontuou as recentes conquistas do Estado.

A ponte sobre o Velho Chico é considerada, de fato, de fundamental importância para o desenvolvimentos de Carinhanha, Malhada e de todo o oeste da Bahia. Ela faz parte do Plano Nacional de Viação e vai permitir o aumento do escoamento, através da rodovia BR-030, dos produtos agropecuários da região em direção às demais regiões do país.

A obra diminuirá consideravelmente a distância de transporte, resultando numa economia no frete, refletida diretamente nos preços dos produtos, como o algodão. Sem contar a potencialização do ecoturismo regional.

No total, foram investidos R$ 49,6 milhões na construção da ponte e R$ 18,6 milhões nos cinco quilômetros de acesso à obra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo