Educação & Cultura

Feira – ‘Paixão e Morte de Cristo’ lota praça de Humildes

A declaração, em tom emocionante, é da dona-de-casa Almerinda dos Santos Souza, ao assistir o espetáculo “A Paixão e Morte de Jesus Cristo”, apresentado em praça pública, na sede do distrito de Humildes, na noite desta quarta-feira (31).

“Conheço a história de Cristo com o passar dos anos, frequentando a igreja, eventos religiosos, mas a encenação sobre a vida e morte de Jesus é algo que nos comove e toca profundamente no coração”, disse o motorista Jonas Marinho, ao fazer um breve comentário sobre a passagem da traição de Judas Iscariodes.

“A peça (teatral) é muita boa, mas me sinto mal todas as vezes na hora do espancamento e da crucificação de Cristo”, observou Ângela Santos, lembrando que já assistiu ao espetáculo várias vezes em Humildes.

A praça pública ficou lotada. Adultos, idosos e crianças acompanharam a 13ª edição da encenação da peça a “Paixão e Morte de Cristo”, no distrito. O espetáculo reúne 120 atores (e figurantes) do Grupo de Teatro de Humildes. A apresentação tem uma hora e 20 minutos de duração. A história começa com a entrada triunfal de Jesus Cristo a Jerusalém, seguido do sermão na montanha, o apedrejamento de Maria Madalena e os milagres, sintetizados com a interpretação da cura de um cego.

A peça começa a ganhar um clima de temeridade e compaixão (ao mesmo tempo) com a trama dos sacerdotes para prender Jesus.

Logo depois, um ambiente de confraternização toma conta das pessoas com a Santa Ceia. Mas, daí em diante, o público passa a lamentar a traição de Judas, que resulta na prisão de Cristo no Monte das Oliveiras. E mais: a negação de Pedro, um dos seus 12 discípulos. Com isso, vem o julgamento, a condenação, a Via Sacra e a crucificação de Cristo. Por fim, a ressurreição.

Um dos coordenadores do espetáculo e intérprete de Jesus Cristo, Ubaldo de Oliveira Santos, explica que a apresentação é única e reúne os atores uma vez por ano para a encenação, que também pode ser vista em outras cidades da região.

Nesta quinta-feira (1º de abril), o grupo de Teatro de Humildes apresenta o mesmo espetáculo na cidade de São Gonçalo dos Campos. Já nos dias 2, 3 e 4, na cidade de São Francisco do Conde.

Através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, a Prefeitura de Feira de Santana apóia a realização do evento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo