O projeto emergencial foi definido, nesta segunda-feira (5), após reunião entre o governador Jaques Wagner e lideranças locais dos municípios, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia.
Serão investidos R$ 6,5 milhões na construção de uma balsa e de 34 quilômetros de estrada em cascalho, que compreende o trecho da BA 001 entre as cidades. “A medida é paliativa em resposta a uma reivindicação de 47 anos feita pela população. O projeto final, em estudo pela Secretaria de Infraestrutura, está orçado em R$ 110 milhões, com pavimentação asfáltica e construção de duas pontes”, explicou o deputado federal, Geraldo Simões.
As obras juntam-se aos atuais projetos de integração e modernização da região sul como o Porto Sul, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o Gasoduto de Integração do Nordeste (Gasene). A previsão é de que as frentes de trabalho comecem a operar ainda nesta semana.
“Este acesso vai mudar a economia de Canaveiras e Belmonte, pois vai permitir uma dinamização do turismo e do escoamento da produção agrícola, que são as principais atividades econômicas das duas cidades”, afirmou Juarez Mercês, representante do Movimento Renova Canavieiras, uma iniciativa da sociedade civil organizada do município.
Agecom