Mas no final da manhã desta terça-feira (04/05), um dia após a decisão do desembargador Sinésio Cabral Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), que através de uma Medida Cautelar manteve o prefeito Pedro da Campineira (PHS) no cargo, o ex-prefeito Dílson Batista Santiago (PT), estacionou o veículo, caminhou até a porta do Centro Administrativo de Itamaraju (CADI) e com uma imagem do Padre Ibiapina em mãos, começou a rezar.
O ex-prefeito caminhou ajoelhado até o gabinete, que fica no piso superior do prédio, onde colocou a foto do Padre Ibiapina no gabinete do prefeito Pedro da Campineira, que inclusive acompanhou o ato. Apesar de não falar com a imprensa, pessoas próximas a Dílson Santiago disseram, que esta foi uma forma de agradecer a Medida Cautelar em forma de liminar expedida na noite desta segunda-feira (03), que deu poderes ao prefeito Manoel Pedro continuar administrando o município de Itamaraju, até julgamento dos embargos declaratórios e decisão de um posterior recurso especial que deve ser impetrado pelos advogados de Campineira.
Após a oração em frente ao prédio da Prefeitura de Itamaraju, o que chamou a atenção até mesmo de motoristas que trafegavam pelo local, e a peregrinação de joelhos pelas escadarias do Centro Administrativo, o ex-prefeito Dílson Santiago citou um trecho do livro “A Sombra do Laço” e retirou-se do local.
Quem foi o Padre Ibiapina
Homem culto, filho de Francisco Miguel Pereira e Teresa Maria, formou-se em Direito, tendo ocupado cargos na magistratura e na Câmara dos Deputados.. Decepcionado, abandonou a vida civil para seguir o carolicismo. Aos 47 anos, iniciou uma obra missionária, visitando várias regiões do Nordeste, erguendo inúmeras casas de caridade, igrejas, capelas, cemitérios, cacimbas d’água, açudes e outras obras em quase todas as cidades do interior.
O zelo apostólico do Padre José Antônio Pereira Ibiapina, no percurso do século XIX, no interior do Nordeste brasileiro, deixou marcas significativas, não apenas na organização posterior da Igreja, mas, sobretudo, na vida das pequenas comunidades desta região.
Informações do Teixeira News