Ao visitar neste sábado (05), os municípios de Serra Preta e Ipirá, na região de Feira de Santana e Caetité, no Sudoeste, o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, constatou que a inoperância do sistema de segurança pública somado à falta de investimentos em infra-estrutura, por parte do atual Governo, tem contribuído para o aumento de assaltos a caminhoneiros e roubos de carga. Segundo o candidato, a violência hoje toma conta de todo o Estado.
O ex-ministro participou, à convite do prefeito de Serra Preta, Adail Figueiredo (PMDB), da solenidade de assinatura da ordem de serviço para obras de calçamento e drenagem nas principais ruas do distrito de Bravo. Os recursos – R$ 1,2 milhão – foram liberados pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, quando Geddel Vieira Lima respondia pela pasta.
A região, a maior produtora de feijão da Bahia, tem sofrido nos últimos quatro anos com o aumento dos assaltos a caminhoneiros e roubos de carga, o que já começa a interferir na economia dos municípios. Segundo o ex-ministro, essa situação espelha a realidade que hoje é encontrada em todo o Estado, tendo como causas principais a ineficiência do sistema de segurança pública e a falta de investimentos por parte do atual Governo na área social e em infra-estrutura.
“Faltam investimento em saúde e em escolas. Não é possível que uma prefeitura seja obrigada a comprar ambulância com recursos próprios, porque o Estado não teve capacidade de oferecer uma ambulância aos moradores de Bravo”, ressaltou o pré-candidato do PMDB.
O pré-candidato do PMDB visitou Serra Preta em companhia do senador César Borges (PR), do pré-candidato a deputado federal e presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, e dos deputados federais Colbert Martins (PMDB) e Antônia Magalhães (PR). Ele ouviu das lideranças políticas locais, o relato das dificuldades que o município, assim como toda a região, vem enfrentando nos últimos anos, devido ao abandono por parte do Governo Wagner.
Geddel lembrou a relação afetiva da sua família com a região. Seu pai, o ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima em todas as eleições que disputou foi um dos mais votados nos municípios ali localizados, assumindo sempre a responsabilidade de representá-los na Câmara Federal e junto aos governos do Estado e Federal.
Ipirá
Em Ipirá, o pré-candidato do PMDB teria um encontro informal com lideranças políticas na casa do ex-prefeito Luiz Carlos Martins (PMDB), mas a sua presença acabou reunindo mais de 500 pessoas, que foram ouvir e sugerir propostas para compor o programa de governo peemedebista, voltadas para a região.
O pré-candidato mencionou a necessidade de maiores investimentos na educação e assumiu um compromisso de levar para o Sertão a educação infantil e o ensino profissionalizante.
“O único projeto do atual governo na educação é o Topa, mas não há investimento no ensino fundamental. Por isso que nós vamos investir mais em ensino fundamental, na educação infantil e aumentar em 50% o ensino profissionalizante”.
De Ipirá, o pré-candidato do PMDB seguiu para Caetité, também para debater propostas relacionadas com o Sudoeste baiano, que pretende incluir no programa de governo que o seu partido vai apresentar ao eleitorado baiano.