As BR 324 (Riachão do Jacuípe – Capim Grosso), e BR 407 (Capim Grosso – Juazeiro) são as duas que estão sendo fiscalizadas.
Segundo a PRF, está comprovado estatisticamente que aproximadamente 30% dos acidentes envolvendo veículos que transportam cargas está relacionado com o excesso de peso. Além de diminuir a vida útil do asfalto, o excesso de peso altera a estabilidade do veículo, podendo até provocar estouro de pneus e, numa situação de risco, demora mais a frear, vindo a ocasionar acidentes.
A operação foi realizada na área do Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda de Juazeiro (KM 8 da BR 407), onde os policiais rodoviários federais puderam utilizar a balança rodoviária do local. Segue abaixo o resultado da ‘Operação Carga Pesada’:
Veículos fiscalizados de transportes de cargas: 45
Veículos autuados por estarem com excesso de peso: 4
Total de excesso de peso verificado: 14.695 quilos
Lembrando que, uma vez flagrado o veículo com excesso de peso, o condutor é notificado (multado), e o valor varia de acordo com o excesso, sendo equivalente em reais a 20% do excesso em KG’s. Ou seja, se o veículo estiver com 5 mil KG de excesso de peso, o valor da multa ficará em torno de R$ 1.000,00, além de ser retido, até que seja feito o transbordo da carga excedente para outro veículo.
Na próxima quinta-feira (15), será dada continuidade à ‘Operação Carga Pesada’, também na área do Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda de Juazeiro.
Informações do Inspetor Lopes Júnior