Educação & Cultura

Caminhada do Folclore leva mais de 100 grupos regionais às ruas de Feira

O evento é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

A Caminhada, que integra as comemorações do mês do folclore (agosto), tem o objetivo de colaborar para a manutenção da chamada cultura de raiz de Feira de Santana e de centenas de cidades da região.

Cerca de 130 grupos folclóricos praticamente amanheceram o dia nas dependências do Centro de Cultura Amélio Amorim, local da concentração, e de lá partiram para o centro da cidade, pela principal Avenida de Feira de Santana, a Getúlio Vargas.

Municípios participantes

 

Dentre os municípios que enviaram representantes figuram Santo Amaro, Irará, Santa Bárbara, Anguera, Ipirá, Barrocas, Araci, Teodoro Sampaio, Conceião do Jacuípe, Água Fria, Serra Preta, Alagoinhas, Pedrão, Santo Estevão, Antônio Cardoso, Tanquinho e Salvador.

Os presentes puderam apreciar apresentações de repentistas, aboiadores, maculelê, capoeira, reisado, caretas, forró pé de serra, bumba meu boi e quadrilha junina.

A Caminhada do Folclore está inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil. Nesta edição foram homenageados dois grupos que sempre prestigiaram a iniciativa: Lagoa da Camisa, de Feira de Santana e Cara Pintada, de Lustosa, distrito de Teodoro Sampaio.

O sucesso do evento é resultado do empenho da equipe do Cuca, dirigido pela professora da Uefs Selma Oliveira. Participa da organização, também, a idealizadora da Caminhada do Folclore, Tânia Augusta Pereira.

Ascom/Uefs

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo