Política & Economia

Aécio, Alckmin e Richa vão tomar o lugar do trio FHC, Serra e Tasso

O núcleo do poder, no entanto, deverá continuar nas mãos de um triunvirato. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Tasso Jereissati, ex-presidente do partido que perdeu a disputa pela reeleição no Ceará, e o candidato José Serra passam à reserva.

Dão lugar a um trio mais jovem, composto pelo senador eleito Aécio Neves (MG), 50 anos, e os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, 57 anos, e do Paraná, Beto Richa, 45 anos, o caçula da turma que ingressou na vida pública aos 29 anos, como deputado estadual.

A despeito da derrota na disputa presidencial, o partido mantém um quinhão de poder expressivo para dar visibilidade à oposição do ponto de vista nacional.

Além de São Paulo e Paraná, os tucanos também elegeram os governadores de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e de Goiás, Marconi Perillo.

O fenômeno da renovação de comando não é exclusividade do PSDB. Afinal, as mesmas urnas que dizimaram expoentes tucanos como o líder no Senado, Arthur Virgílio (AM), impuseram derrota a líderes expressivos do DEM. O presidente Lula elegeu alguns oposicionistas como alvos e abateu, pessoalmente, os senadores Tasso Jereissati, Heráclito Fortes (PI) e Marco Maciel (PE), que foi vice presidente da República na gestão FHC.

Dos líderes tradicionais da cúpula do partido Democratas no Senado, apenas José Agripino (RN) foi bem sucedido e se reelegeu. A nova geração de dirigentes do DEM inclui os deputados Paulo Bornhausen (SC), filho do ex-presidente do partido Jorge Bornhausen, e ACM Neto (BA) – seu pai, o senador ACM Júnior, disputou o Senado na suplência do deputado José Carlos Aleluia (BA) e foi derrotado.

O ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia tentou voltar ao Congresso, mas perdeu a disputa por uma cadeira de senador. Para seu consolo, o filho Rodrigo Maia, que preside o partido, volta a Câmara como deputado federal.

As informações são do Estadão Online

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo