Política & Economia

Impasse com cota do PDT faz JW adiar anúncio; cúpula pedetista se reuniu

Estão em jogo, neste processo, o controle da Secretaria da Justiça e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração. Por causa desse impasse, é possível que haja um atraso no anúncio das nove secretarias ainda indefinidas, que está previsto para esta sexta.

Nesta quinta, a assessoria do governador informou que existe a possibilidade de o anúncio do restante da equipe ser realizado somente na segunda-feira, mas os assessores não descartaram a possibilidade de que ocorra nesta sexta (21).

A principal pendência é, de fato, o PDT. Inicialmente, o governo estadual havia oferecido apenas uma secretaria ao partido – a de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). No entanto, na quarta, 19, seus integrantes manifestaram ao secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, o desejo de ampliação desse espaço.

“Ainda não chegamos a um acordo. Vamos nos reunir amanhã (sexta-feira) de manhã com nossos deputados e o restante da Executiva Estadual para avaliar o andamento das negociações”, afirmou Alexandre Brust, presidente estadual da legenda.

Fontes próximas ao governador dizem que Wagner ofereceu a Secretaria da Justiça ao partido, mas exigiu como contrapartida retirar do comando dos pedetistas a Agerba (Agência de Regulação e Serviços Públicos). A proposta não foi bem recebida.

Do outro lado, o PDT pede o controle da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, cuja margem de recursos para investimentos é maior, mas esbarra no desejo do PT de manter essa secretaria sob sua tutela, como é hoje. Informações do A Tarde.

Reunião com a cúpula do PDT

 

Neste momento, a alta cúpula do PDT baiano está reunida em Salvador para tratar sobre o espaço do partido no governo. Além do presidente Alexandre Brust, a reunião conta com os deputados federais eleitos e reeleitos José Carlos Araújo, Marcos Medrado e Félix Júnior (Oziel Oliveira, de Barreiras, não pode comparecer), os estaduais Marcelo Nilo, João Bonfim, Paulo Câmara, Euclides Fernandes e Roberto Carlos.

A principio o partido não aceitou a Secretaria de Justiça, que foi oferecida pelo governo nesta quinta-feira. “Além de ser oferecida já sem alguns setores, não é do nosso perfil”, disse Brust.

Todos os deputados do partido e a direção estadual têm demonstrado insatisfação com o espaço oferecido ao partido até agora. “Isso não é brigar por cargos como alguns querem colocar. O que estamos lutando é pelo nosso espaço político, que não vem sendo considerado como o de outros partidos”, explicou o presidente.

Da redação do Interior da Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo