Política & Economia

Mesmo sem mandato, Zé Ronaldo tem a agenda agitada em Feira de Santana

O ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho (DEM) está vivendo há dois anos uma realidade diferente da que estava acostumado a viver. Ele está sem mandato eletivo pela primeira vez, desde 1983, depois de ser vereador, deputado estadual por três vezes, deputado federal e prefeito por duas vezes da segunda maior cidade da Bahia..

A sabedoria popular diz que “em político sem mandato nem o vento bate nas costas”. Dizem mais que “é avião sem asa”, “Piu-piu sem Frajola”, que “não vale muita coisa”. Mas nada disso não pegou em José Ronaldo, pois ele não perdeu sua influência, além de comandar o diretório municipal do Democratas.

Em 2010, com a campanha ao Senado – ele literalmente “furou a sola do sapato” visitando a Bahia quase inteira. Não logrou êxito, mas com os números da votação – 1.092.850 votos – marcou posição no cenário político estadual. Em outdoor, o agradecimento espalhado em vários pontos do Estado, “Minha maior vitória é a sua confiança”, é visto como uma mensagem de José Ronaldo direcionada ao futuro próximo.

Ronaldo está num período de refletir, conversar, mais ouvindo que falando. Sempre acha que o processo não deve ser precipitado, pois ainda não é o momento apropriado. Não foi esquecido pela imprensa. Mesmo sem mandato, está sempre dando entrevistas em veículos de comunicação.

Convites e candidatura

Também continua sendo convidado para todo tipo de eventos – políticos (convenções, reuniões), sociais (aniversários, casamentos e formaturas), religiosos (missas e cultos), culturais (lançamentos), esportivos (taça de competições com seu nome) -, comparecendo na maioria deles. Sua agenda anda lotada de compromissos. Nos dias em que atende simpatizantes em seu escritório, dezenas de pessoas recebem sua atenção.

A possibilidade de ele concorrer a prefeito em 2012 é comentada em toda a cidade de Feira de Santana – chega a ser um clamor popular. Mas, em momento nenhum, José Ronaldo passa recibo. Num sábado recente, dia 12, na convenção do PPS em Salvador, o deputado federal Antonio Imbassahy se referiu a José Ronaldo como futuro prefeito de Feira de Santana, lançando a sua candidatura. Em sua fala, Ronaldo não aceitou nem negou o convite do tucano. Naturalmente, ele se fez de desentendido.

Muitos até consideram que José Ronaldo como candidato a prefeito vai atropelar os adversários. Principalmente pela atual gestão que muitos na cidade consideram que “desce ladeira abaixo”. Ele prefere afirmar que a escolha do candidato é um desdobramento interno do partido. Reiteradas vezes ele diz que “é muito cedo para a questão sucessória ser colocada”.

Prudente, para Ronaldo “política é muito dinâmica” e considera que “muita água vai rolar debaixo da ponte”, e que “até as convenções, são 14 luas”. 

Fonte: Jornal da Feira. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo