História

Irmã Dulce é beatificada, multidão se emociona e Roberto Carlos envia e-mail

A celebração foi finalizada por volta das 18h com o descerramento da foto oficial da nova beata, a execução do Hino de Irmã Dulce e a condução ao palco das relíquias da religiosa. A freira agora é chamada Bem Aventurada Dulce dos Pobres.

A última etapa do processo que precede a canonização da freira aconteceu após a realização do Rito de Beatificação, que contou com dez fases. Entre elas, o Ato Penitencial, o pedido de inscrição da Serva de Deus Irmã Dulce no livro dos Bem Aventurados, a leitura da Carta Apostólica, a apresentação da imagem oficial da beata, além de queima de fogos e oferta de flores.

O evento começou por volta das 16h45, com a entrada da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, dirigiram-se ao altar Dom Lourenço Baldisseri, Núncio Apostólico do Brasil; Dom Geraldo Majella, representante do Vaticano na cerimônia; além do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

No palco, foram posicionadas as imagens do Senhor do Bonfim, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio. A imagem oficial da beata Irmã Dulce também foi colocada no palco e foi descerrada ao final da missa. A procissão contou com 600 padres, diáconos permanentes e bispos.

A presidente da República, Dilma Rousseff, chegou ao local por volta das 17h, juntamente com o governador da Bahia, Jaques Wagner. Também participam o ex-governador de São Paulo, José Serra, o ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy, o ex-governador César Borges, o prefeito João Henrique, o vice-prefeito Edvaldo Brito, entre outras autoridades.

Filme

A atriz, deputada federal e missionária da Comunidade Canção Nova, que pertence à Igreja Católica, Myriam Rios, disse que já interpretou Irmã Dulce nos palcos e agora se prepara para fazer o mesmo no cinema. A atriz informou ainda que conheceu Irmã Dulce pessoalmente. “É com muita emoção que participo da beatificação da melhor mulher e que, com fé em Deus, vai virar santa”.

Milhares de pessoas se reuniram no local, desde o final da manhã, e acompanharam a cerimônia. Nem a chuva, que começou a cair por volta das 14h, diminuiu a animação dos católicos. A Polícia Militar confirmou a presença de 70 mil participantes no local.

Por volta das 14h, a festa começou com a encenação de uma peça que relatava a vida de Irmã Dulce e suas realizações, tendo a participação do padre Antônio Maria e mais de 600 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos do Centro Educacional Santo Antônio (Cesa) – complexo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Relatos

Ao final da apresentação, o padre Zé Maria contou ter recebido um e-mail do cantor Roberto Carlos que dizia: “Sinto-me muito unido a todos nesta festa especial. Quando você cantar esta música, estarei cantando também”, disse, referindo-se à canção “Nossa Senhora”.

O relato provocou gritos de emoção na plateia. Ao som da canção “Alecrim Dourado”, os jovens e o religioso se retiraram para a entrada da procissão de franciscanos com a imagem de Santo Antônio, a cuja devoção a freira pertencia.

Maria José dos Santos Mendes, que conheceu Irmã Dulce há 26 anos, veio à cerimônia com a caravana de São Sebastião do Passé. Seu primeiro contato com a freira foi quando sua mãe teve um problema do coração e ficou internada durante quatro meses no Hospital Santo Antônio.

Maria José contou que pediu à Irmã Dulce para que o marido de 81 anos, que sofre de cálculos renais, melhorasse para que ela pudesse comparecer à cerimônia. Ela disse que o homem de fato melhorou e ela pode participar do evento. Informações de A Tarde (Foto: Lúcio Távora | Agência A Tarde)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo