O líder do Democratas na Câmara Federal, deputado ACM Neto, disse neste sábado (02), logo após participar das comemorações da data em que é lembrada a independência da Bahia, que o ex-presidente Itamar Franco “foi um grande brasileiro e sempre será lembrado pela implantação do Plano Real e estabilização do país”.
“Não é só Minas Gerais que perde um senador. Todos nós perdemos um grande brasileiro, um homem público de qualidades irretocáveis, um quadro que vai fazer uma falta imensa à oposição e ao Brasil”, lamentou Neto.
Presidente Dilma Rousseff
A presidenta Dilma Rousseff divulgou hoje (2) nota oficial lamentando a morte do ex-presidente e senador Itamar Franco. Segue a íntegra do comunicado:
“Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos”.
Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do Brasil
Roberto Freire, presidente do PPS
O deputado federal e presidente nacional do PPS, Roberto Freire, disse que “o País perdeu o homem que era um exemplo na vida pública”. O pós-comunista lamentou a morte de Itamar Franco e ressaltou que o colega de partido era uma figura que sempre primou pela ética e a sua história é um exemplo para todos os brasileiros. “Uma grande perda para o Brasil e o PPS perde um grande quadro”.
Freire estava em Campos do Jordão, quando foi informado da morte do senador e logo seguiu para São Paulo para acompanhar as homenagens ao correligionário. “Tive a honra de ser líder na Câmara dos Deputados na época da instalação do Plano Real. Itamar chegou a me falar que estava entregando a liderança ao PCB (ex-partido de Freire), uma sigla que só tinha três deputados”, disse Freire.
José Agripino, Presidente nacional do Democratas
“A vida pública do Brasil perde uma de suas melhores referências. Probidade e espírito público foram as marcas de Itamar Franco. No governo, determinado, estabeleceu os fundamentos ao Plano Real.Na oposição, vamos sentir falta de sua coragem, dos seus argumentos e de sua presença, que inspirava respeito. O Brasil perde um homem descente.”
Ministra Gleisi Hoffmann
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, lembrou que Itamar Franco travou ao longo da sua vida política, várias lutas, como a resistência à ditadura militar e a defesa pelas causas nacionais: “Itamar foi bom para Minas e para o Brasil. Graças à sua luta, a Cemig e Furnas não estão privatizadas. Foi grande na luta contra a ditadura militar. Convivi com ele no Senado, onde tivemos debates duros, porém respeitosos e a favor do que entendíamos ser melhor para o país”.
Senador Armando Monteiro (PTB-PE)
“Itamar Franco foi um político que durante toda a sua longa trajetória na vida pública sempre deu exemplos de probidade e espírito público. Na Presidência da República, ele teve papel importante na construção das bases do processo de estabilização da economia brasileira. Pude conviver ao seu lado no Senado nos últimos meses e testemunhar a altivez, seriedade e firmeza com que se dedicava aos temas da Nação. Itamar Franco é merecedor de todos os tributos do povo brasileiro”.
Governador Jaques Wagner
Clique no link abaixo para ouvir a declaração do governador Jaques Wagner:
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=e14a0499f3&view=att&th=130ec538e75599c3&attid=0.1&disp=safe&zw