Segundo informações do blog Politica Livre, Maria Luiz disse que o próximo passo entre ela e o Prefeito de Salvador é acertar o divórcio judicial. Eles têm dois filhos e estavam juntos há quase trinta anos. A separação ocorre em meio à ida da parlamentar para o PSD, partido do vice-governador Otto Alencar, fato consumado na semana passada.
O afastamento ocorre de forma amigável entre os dois, que são muito devotados aos filhos. João Henrique e Maria Luíza compuseram um casal harmônico até a eleição dele para a Prefeitura de Salvador, para o primeiro mandato, em 2004.
Formada em Educação Física, até então ela dedicava-se à vida profissional e à família. Maria Luiz é natural de Feira de Santana, filha de um importante comerciante da cidade. Já o Prefeito João Henrique se consolidou como parlamentar atuante, primeiro na Câmara Municipal, e depois na Assembleia Legislativa.
A conquista da Prefeitura, entretanto, teve um forte impacto sobre a vida a dois, levando a que, primeiro, a primeira-dama passasse a exercer forte influência sobre a administração municipal e depois se envolvesse diretamente na política partidária, elegendo-se deputada com o apoio do marido.
Inicialmente, ela atuou, em alguns casos, protegendo João Henrique da influência de aliados e da família, o que acabaria também se transformando num forte foco de conflitos. Seu papel e apoio na vitoriosa campanha municipal de 2004 foram considerados decisivos.