O jogo aconteceu neste domingo (27), em Valente, no Estádio Evandro Mota, sob um sol de quase 40 graus. A seleção de Valente, logo no inicio da partida, deu a impressão de que iria repetir a boa atuação do domingo passado, quando venceu o time luzense por 2 a1.
Mas, em relação ao primeiro tempo, praticamente ficou nisso. A partir dos 5 minutos, quando criou a primeira boa oportunidade, a seleção de Santaluz simplesmente encurralou Valente. Além de ser uma equipe determinada em campo, dividindo todas, a visitante foi mais inteligente.
De tanto tentar, os 35 minutos do primeiro tempo, o centroavante Marcelo fez 1 a 0, marcando o seu 22º gol no campeonato. Mas não pararia aí. Apesar de não marcar, no resto do primeiro tempo o time comandado pelo treinador João Carlos deu uma canseira em Valente.
Segundo tempo
No segundo tempo o panorama da partida praticamente se repetiu. Aos 4 minutos, Fábio foi expulso, deixando Santaluz com um a menos dentro de campo. Contudo, a expulsão surtiu efeito contrário. Logo Eri ampliaria o marcador, fazendo 2 a 0.
Mas, uma sucessão de erros da equipe de Valente, que parecia atordoada com o futebol vibrante de Santaluz, deu inicio à goleada. Com 2 a 0, de imediato o treinador Zé Gambirra tentou corrigir aquilo que pode ter sido determinante para a fraca atualização de Valente: tirou Pintinho e fez entrar o meia Malhadinha, que estava no banco.
Mas já era tarde. Com determinação e de forma inteligente, Santaluz jogava no contra-ataque, e com grande velocidade. A dupla Marcelo e Eri estava infernal. Mesmo com um a menos, Santaluz fez mais dois gols e esmagou a equipe valentense. Marcelo, aos 10 minutos, e Eri, aos 12, fecharam o caixão. Dois belíssimos gols, diga-se de passagem.
Valente ainda tentou, fez mais duas substituições, mas não conseguiu sequer o gol de honra. Até o torcedor, que compareceu em bom número, não acreditava mais na sua seleção. Apesar de ter feito a melhor campanha do campeonato até aqui, o resultado deste domingo foi justo e credencia Santaluz para a grande final.
No final da partida, jogadores, dirigentes e comissão técnica de Valente lamentaram a perda da classificação, mas reconheceram a superioridade de Santaluz no jogo deste domingo. No final, o prefeito Ubaldino falou à reportagem do Interior da Bahia, convencido. “Foi ruim porque perdemos, depois de fazermos uma grande campanha, mas futebol é assim mesmo”, comentou.
São Francisco conquista a outra vaga
No outro jogo, realizado no Estádio Junqueira Ayres, São Francisco do Conde derrotou Crisópolis por 4×1 e conquistou a outra vaga para a finalíssima do Intermunicipal.
No próximo domingo (04/12), os finalistas se enfrentam em Santaluz. A grande decisão será no dia 11 de dezembro, em São Francisco do Conde.
Por Evandro Matos – especial para o Interior da Bahia