Isso é possível graças a uma técnica de artesanato conhecida como “bebê reborn”, palavra que em inglês significa “renascer”, utilizando materiais como vinil e silicone para reproduzir bonecos que se assemelham a bebês de verdade.
A artesã Jacy de Paula aprendeu a técnica em meados da década de 1990, mas somente agora em 2011 decidiu criar os ‘bebês reborn’ para vender. Os produtos são todos importados e requer bastante trabalho e dedicação.
“É preciso muito cuidado, levo mais ou menos 10 dias para criar um bebê desses. São necessárias três camadas de tinta, e os bonecos devem ir ao forno para curar. Os cabelos são implantados fio a fio, para se aproximar cada vez mais do real”, explica.
Segundo a artesã as pessoas quase sempre só percebem que os bebês são de mentira quando ela conta. “É possível fazer um bebê aproximado através de fotografia, mas não idêntico, afinal os moldes já são pré-frabricados. O que possibilita é a escolha de cor dos olhos, pele, cabelo e tamanho, esclarece”, afirma.
Os bonecos custam em torno de R$ 1.200, devido ao custo dos materiais importados e do trabalho minucioso da artesã. Mais informações podem ser encontradas no site da artesã. Informações e foto da Rádio Caraíba.