Justiça

Riachão: Conselho Tutelar se destaca no combate às drogas e abusos sexuais

Para atender a demanda por conta do alto índice de denúncias relacionadas a estupros, prostituição infantil, maus tratos contra menores e comercialização de bebidas alcoólicas, o Conselho possui uma secretária para anotar as queixas recebidas pelo disk denúncia.

A forma é rápida e prática, onde garante a preservação do número e nome, precavendo-se de possível repressão dos agressores, além de facilitar o deslocamento da equipe do Conselho Tutelar para confirmar e agir de acordo com a gravidade da violência.

A reportagem do Interior da Bahia colheu informações que chamam a atenção da sociedade jacuipense, alertando para que se todos comprometam em levar os casos de abusos a menores, consumo de drogas e violência para conhecimento dos conselheiros, polícias Civil ou Militar e Promotoria Pública.

Casos confirmados

Recentemente foi constatado no distrito de Vila Aparecida uma suspeita de abuso sexual a uma jovem, que teve o seu nome preservado, mas chegou ao conhecimento das autoridades competentes, inclusive da Promotoria Pública do município, que, por sua vez, está tomando as providências cabíveis para punir os acusados.

De acordo com Samuel Santana de Matos, conselheiro há mais de cinco anos, aí é que aparece a importância do Conselho. “O trabalho é desenvolvido em parceria com outros órgãos no combate de ações violentas, de pessoas que estragam a felicidade (dos outros) com comportamentos ilícitos cabível de punição’’. explicou.

A cada três meses o Conselho Tutelar divulga um levantamento estatístico, informando a quantidade de denúncias recebidas, feitas através dos números (75) 3264-2798 e 0800-284-1909.

Por Noroel Fernandez

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo