O grupo hacker Anonymous assumiu a autoria do ataque ao site do Banco do Brasil. Procurado pelo G1, o Banco afirmou que o site permaneceu disponível durante todo o período e que a segurança dos clientes não foi comprometida. “O BB registra que tal fato não compromete, de forma alguma, a segurança dos dados de seus clientes. O Banco do Brasil também rechaça qualquer especulação sobre ameaça à segurança dos servidores e sistemas operacionais”, diz a nota.
Em mensagem publicada no Twitter, eles afirmam que o “alvo foi atingido” e que o site “bb.com.br” “está à deriva”. Embora os ataques aos sites não tenham sido confirmados pelas instituições, o Anonymous anunciou no microblog que realizaria ataques a diversos sites de bancos brasileiros nesta semana.
Agora a tarde o grupo Anonymou voltou a publicar no twitter reafirmando que o site continua fora do ar. No post o grupo usou tom de ironia e fez referência ao caso de Luiza, que estava no Canadá. “@BancodoBrasil tentou esboçar reação agora a pouco mas não obteve sucesso. Pelo visto não irá voltar tão cedo lá do Canadá!”.
Outros Ataques
Ainda conforme informações da reportagem do G1. na segunda-feira (30), o Anonymous disse que derrubou o site do Itaú e, na terça-feira (31), o grupo assumiu autoria pela queda do site do Bradesco.
O Itaú afirmou para publicação que apenas passou por uma instabilidade temporária. Já o Bradesco informou ao G1 que teve uma sobrecarga acima do normal, mas não confirmou que sofreu ataques.
Por Ana Emíllia