Política & Economia

Ichu: Adalberto Santiago toma posse oficialmente; mas Carlos pode voltar

Desde o último dia 18 de janeiro que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), determinou o afastamento do prefeito Carlos Santiago (PHS) e do vice-prefeito Renato Adelino (PSDB), sob acusação de abuso de puder econômico e político nas eleições de 2008.

O novo prefeito de Ichu, Adalberto Santiago de Almeida (PHS), ou Beto, foi empossado nesta quarta-feira (1º), em sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal. Ele assumiu o comando da prefeitura cumprindo determinação do TRE, até que aconteça uma nova eleição indireta, quando poderá concorrer todos os vereadores, além dos eleitores que estiverem filiados em algum partido político há mais de um ano e regularizados com a justiça eleitoral.

Existe a possibilidade do prefeito Carlos Santiago e do vice, Renato Adelino, retornarem, uma vez que foi protocolada uma liminar nesse sentido. Caso esta for favorável, automaticamente o prefeito e o vice reassumem o comando do município. Na cidade a expectativa é grande pelo resultado do julgamento e, caso a decisão seja favorável, o prefeito deverá ser recebido com festa.

Processo

O processo foi movido pelo candidato derrotado em 2008, Evânio Cordeiro da Silva (PDT), que entrou com uma ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) alegando várias irregularidades por parte do seu adversário, inclusive a utilização de transporte escolar em comícios.

A nossa reportagem conversou com Evânio Cordeiro da Silva, que comemorou a decisão do TRE em afastar o seu adversário político. “Ele pode conseguir uma liminar e retornar a prefeitura, mas ninguém tira isso da sua administração”, disse Evanio, que foi secretário de Saúde na gestão anterior do prefeito Carlos Santiago.

Passe na Câmara

A vaga deixada por Adalberto Santiago (Beto) na Presidência da Câmara será ocupada pelo vereador Manoel Afonso Carneiro. A Câmara é composta de nove vereadores, sendo cinco da situação e quatro da oposição.

O vereador Antônio Francisco de Oliveira (PHS), lamentou à ausência do líder político Carlos Santiago e manifestou o desejo de vê-lo retornar o mais breve possível. Já o oposicionista Antônio George Ferreira Carneiro (PSC), usou a tribuna da Câmara e fez várias acusações contra a adminisrtração do referido prefeito.

Para Renato Adelino (PSDB), vice-prefeito cassado, “a decisão do TRE não afeta a estrutura política do grupo liderado por Carlos Santiago”. Adelino ressaltou ainda que “a intenção é que o novo prefeito tenha um perfil voltado para atender a classe pobre do município’’.

Pré-candidatos

A nossa reportagem pode confirmar que existe alguns nomes cotados como pré-candidatos a prefeito de Ichú na próxima eleição de outubro. Um deles é o de Evânio Cordeiro da Silva, que confessou a intenção de poder colaborar com o desenvolvimento do município.

Embora não ouvido sobre o assunto, o vereador Antônio George Ferreira Carneiro também é apontado como nome forte na oposição.

Já Renato Adelino disse que quando foi prefeito do municipio por um ano já conseguiu “plantar a pedra para o alicerce” e se sente “preparado para governar com transparência e respeito”. Além de Adelino, o secretário Juninho também desponta como forte pré-candidato pelo lado da situação. 

Por Noroel Fernandez- enviado especial

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo