Meio Ambiente

Ichu: Comissão se reúne para discutir sobre construção de 140 novas cisternas

Deste encontro, ficaram definidas as pessoas que representam as comissões para realizar as etapas do Projeto, as comunidades que serão cadastradas e os dois instrutores dos Cursos de Gerenciamento de Recursos.

Estes cursos são de extrema importância para a família no que se refere às estratégias de convivência com o semiárido e as devidas formas de manuseio, gerenciamento e tratamento da água da chuva armazenada nas cisternas.

Novas unidades

Estão sendo disponibilizadas 140 unidades para o município de Ichu, e o cadastramento está acontecendo na própria residência das famílias para verificação do local adequado a ser construída a cisterna.

A Comissão de Recursos Hídricos e Defesa Civil já percorreram as comunidades de Canavial, Casa Nova, Miragalho, Umbuzeiro e Calumbi, sendo que outras também serão beneficiadas.

Ressaltando que será solicitada a construção das cisternas no povoado de Casa Nova e na comunidade rural de Canavial, em virtude da má qualidade da água existente, uma vez que é salobra, ocasionando inúmeros problemas de saúde relacionados à água contaminada. No presente momento, espera-se o parecer técnico da EMBASA.

Para participar deste projeto as famílias devem obedecer os critérios estabelecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

Critérios:

A) Famílias com renda de até meio salário mínimo per capita;

B) Residente na zona rural do município sem acesso à água potável;

C) Com idoso até três salários mínimos; tendo como prioridade a seguinte ordem:

  • Famílias chefiadas por mulheres,
  • Maior número de crianças de 0 a 6 anos,
  • Maior número de crianças em idade escolar;
  • Maior número de pessoas portadoras de necessidades especiais;
  • Maior número de idosos.

D) Telhado

E) Cadastro único

Segundo o CONSISAL a construção das cisternas deverá iniciar após a chegada dos materiais previsto para mês de maio. Informações e foto do AL Notícias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo