Eles vieram participar da solenidade em homenagem à pessoa que criou e inaugurou a escola em que estudam. Leonel Brizola foi um dos idealizadores das escolas integrais no Brasil, com ensino de qualidade e completo. Segundo as crianças, além do ensino convencional eles têm como disciplinas obrigatórias xadrez, primeiros socorros, ética, música e boas maneiras.
As bancadas pedetistas da Câmara, do Senado, e líderes de outros partidos estiveram presentes à solenidade. Eles relembraram a trajetória de Brizola, das dificuldades de infância no Rio Grande do Sul, até seus primeiros passos políticos ao fundar o PTB e, finalmente, a criação do PDT, partido que o imortalizou e que carrega o legado deixado pelo político histórico, que foi prefeito, governador, deputado estadual e federal.
Os parlamentares lembraram que educação e trabalho foram as áreas mais defendidas por Brizola. Quando governador do Rio de Janeiro ele iniciou, juntamente com Darcy Ribeiro, o projeto pedagógico dos Cieps, escolas de tempo integral para crianças e adolescentes em situação de risco.
Além dos Cieps, Brizola também construiu no Rio o sambódromo e a Linha Vermelha. Outros momentos históricos de Brizola foram a Campanha da Legalidade, em 1961, e a campanha das “Diretas Já”, para presidente da República em 1984.
O Líder do PDT na Câmara, André Figueiredo (CE), ressaltou que um dos maiores objetivos de Brizola era promover a educação em tempo integral para jovens e adolescentes: “Temos que nos manter fortes e continuar a luta que Brizola iniciou. Não podemos abaixar a cabeça para aqueles que sempre alijaram nosso País”. De acordo com o deputado, Brizola foi um homem que perenizou seu nome, não somente para os gaúchos, mas para todo povo brasileiro.
O senador Cristóvam Buarque (DF) encerrou a Sessão Solene dizendo que Brizola esteve à frente de todos ao defender educação e escola de qualidade, e que os Cieps são o modelo que deveria ser implantado em todas as cidades do país, “porque somente através da educação ficaremos fora da linha da pobreza e, consequentemente, da violência que a cada dia tira a vida dos nossos jovens e adolescentes.”