Política & Economia

Comemorações pelo Dia do Trabalho miram juros e diversidade cultural

A festa da CUT, no entanto, não foi restrita ao feriado, e a entidade realizou na última quinta-feira (26) um seminário com a presença de sindicalistas de países do Mercosul e do Brics (Rússia, China, Índia e África do Sul), com o tema ”Diversidade no Brasil e no mundo: Um olhar de cinco jeitos”.

De acordo com a organização do evento, a escolha do tema “valoriza a história e cultura da classe trabalhadora, e reflete a diversidade das regiões e Estados brasileiros, bem como dos outros países”, e o orçamento previsto é de R$ 2 milhões, bancado por empresas privadas e públicas.

A festa da Força Sindical, por sua vez, tem como alvo a taxa básica de juros –atualmente, a taxa está em 9% ao ano.

Segundo o deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP), a escolha do tema reflete “uma pauta muito antiga” da central sindical.

“Nós estamos batalhando para criarmos mais emprego, e é isso o que nós colocamos como tema: um Brasil com mais desenvolvimento e emprego e menos juros.” Sobre os recentes cortes de juros promovidos pelo BC, o sindicalista acha que havia espaço para um corte maior.

Segundo a Força Sindical, o orçamento da festa é de R$ 2,5 milhões. A central estima que 1 milhão de pessoas passem pelo evento ao longo do dia.

O ato político –o evento também terá atrações artísticas –contará com as presenças do senador Aécio Neves (PSDB-MG), do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Shows e sorteios

Além das discussões econômicas e trabalhistas, as festas da CUT e da Força Sindical também pretendem atrair o público com atrações musicais.

No Vale do Anhangabaú, já foram confirmados os shows de nomes como Lecy Brandão, Jorge Aragão, Elba Ramalho, Arlindo Cruz e Belo.

Já a festa no Campo de Bagatelle receberá os shows de Paula Fernandes, Eduardo Costa, Marcos Belutti, Edson & Hudson, João Netto & Frederico, Léo Magalhães, KLB, Daniel, Cesar Menotti & Fabiano, Latino, Inimigos da HP e Padre Alessandro Campos.

A Força Sindical também aposta no sorteio de 15 carros e de um caminhão com prêmios –incluindo eletrodomésticos e brinquedos– para atrair uma maior fatia do público.

Segundo a organização do evento, só quem estiver na festa poderá participar do sorteio, preenchendo um cupom que deve ser depositado até às 10h. Informações da Folha de São Paulo. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo