A festa da CUT, no entanto, não foi restrita ao feriado, e a entidade realizou na última quinta-feira (26) um seminário com a presença de sindicalistas de países do Mercosul e do Brics (Rússia, China, Índia e África do Sul), com o tema ”Diversidade no Brasil e no mundo: Um olhar de cinco jeitos”.
De acordo com a organização do evento, a escolha do tema “valoriza a história e cultura da classe trabalhadora, e reflete a diversidade das regiões e Estados brasileiros, bem como dos outros países”, e o orçamento previsto é de R$ 2 milhões, bancado por empresas privadas e públicas.
A festa da Força Sindical, por sua vez, tem como alvo a taxa básica de juros –atualmente, a taxa está em 9% ao ano.
Segundo o deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP), a escolha do tema reflete “uma pauta muito antiga” da central sindical.
“Nós estamos batalhando para criarmos mais emprego, e é isso o que nós colocamos como tema: um Brasil com mais desenvolvimento e emprego e menos juros.” Sobre os recentes cortes de juros promovidos pelo BC, o sindicalista acha que havia espaço para um corte maior.
Segundo a Força Sindical, o orçamento da festa é de R$ 2,5 milhões. A central estima que 1 milhão de pessoas passem pelo evento ao longo do dia.
O ato político –o evento também terá atrações artísticas –contará com as presenças do senador Aécio Neves (PSDB-MG), do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (PSD).
Shows e sorteios
Além das discussões econômicas e trabalhistas, as festas da CUT e da Força Sindical também pretendem atrair o público com atrações musicais.
No Vale do Anhangabaú, já foram confirmados os shows de nomes como Lecy Brandão, Jorge Aragão, Elba Ramalho, Arlindo Cruz e Belo.
Já a festa no Campo de Bagatelle receberá os shows de Paula Fernandes, Eduardo Costa, Marcos Belutti, Edson & Hudson, João Netto & Frederico, Léo Magalhães, KLB, Daniel, Cesar Menotti & Fabiano, Latino, Inimigos da HP e Padre Alessandro Campos.
A Força Sindical também aposta no sorteio de 15 carros e de um caminhão com prêmios –incluindo eletrodomésticos e brinquedos– para atrair uma maior fatia do público.
Segundo a organização do evento, só quem estiver na festa poderá participar do sorteio, preenchendo um cupom que deve ser depositado até às 10h. Informações da Folha de São Paulo.