Concorrendo nas categorias “Acima de oito baixos” e “Até oito baixos”, os dezesseis artistas apresentaram canções que entusiasmaram tanto os jurados quanto o público.
O festival homenageou Luiz Gonzaga. Clássicos foram executados pelos participantes que em sua maioria têm no Rei do Baião sua fonte primordial de inspiração. “Pau de Arara” e “Riacho do Navio” foram algumas das canções tocadas pelos participantes e ovacionadas pelo público.
Vencedor na categoria “Acima de oito baixos”, Jefinho do Acordeom disse que desde menino aprecia a obra de Gonzagão. Esta foi a sua primeira participação no Festival. “Estou muito feliz de ter participado e ter tido a sorte de vencer diante de candidatos tão bons”, disse.
Jefinho também ressaltou a honra de ser avaliado por um júri compostos de autoridades no assunto a exemplo do também sanfoneiro Targino Gondim. O compositor José Carlos Capinam, grande letrista da música popular brasileira, também fez parte do jurado.
O vencedor na categoria “Até oito baixos” foi Saturnino dos Oito Baixos. Daniel Gomes Neto foi o segundo colocado na categoria “Acima de oito baixos” e vencedor na opinião do júri popular.
Leitor cobra nome do vencedor
Um leitor de Riachão do Jacuípe enviou mensagem ao Portal cobrando o nome do vencedor do Festival, categoria até 8 baixos, que é deste município.
Informamos que o texto publicado foi da assessoria de comunicação do deputado Zé Neto, que certamente só quis dar a informação do nome vencedor de Feira de Santana, ou de seu interesse.
Evidentemente que o que mais o Portal queria é que alguém de Riachão vencesse e que aqui fosse publicado. Da forma como o leitor cobrou, dá a impressão de que escondemos a noticia. Estranho! Veja o texto do leitor, que informa o vencedor:
“Gostaria de saber por qual motivo não foi noticiado o fato do Sr. Luiz Pinto Saturnino, de Riachão do Jacuípe ter sido o vencedor do V Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana, na categoria ate 8 baixos”.