História

100 anos: Sanfona de Luiz Gonzaga geme em todos os cantos do Nordeste. Exu e Recife homenageiam filho ilustre

Na capital, a celebração tem início na Praça do Arsenal com a Alvorada Gonzagueana, às 6h, e o barulho do bacamarte. Quadrilhas juninas, aboiadores, banda de pífanos, vaqueiros e grupos de xaxado fazem a festa. Às 10h, a fole toma as ruas com a Caminhada Sanfona do Povo.

Em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sanfoneiros relembram a obra do Mestre Lua até o meio-dia e seguem andando rumo ao Marco Zero. Às 20h, na Praça do Arsenal, o Baile do Gonzaga tem como principais atrações Fagner e Alceu Valença, além de Targino Gondim, Karolinas com K e outros convidados.

Dona Lindu

Um grande concerto com músicas que marcaram a carreira do Rei do Baião ocorre às 20h no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Elba Ramalho faz o show à beira-mar acompanhada da Orquestra Sinfônica do Recife e com participação do sanfoneiro Beto Hortis. Os arranjos são do sanfoneiro e pianista carioca Marcelo Caldi.

O repertório traz A vida do viajante, Asa branca, Pagode russo e Sabiá. Também serão apresentados Concerto Sinfônico para Asa Branca e Rapsódia gonzagueana, peças com arranjos de Sivuca em homenagem a Gonzagão.

A programação do Dona Lindu começa mais cedo, às 18h, no foyer do Teatro Luiz Mendonça. Haverá o lançamento de selo postal dedicado ao Rei do Baião e ainda o relançamento do livro O sanfoneiro do riacho da Brígida: Vida e andanças de Luiz Gonzaga – Rei do Baião, de autoria de Sinval Sá e edição da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Pátio de São Pedro

Na Casa da Cultura Luiz Gonzaga, desde as 10h tem parabéns pra Gonzagão. A agenda começa com lançamento do CD de Seu Nikanor e segue com o Encontro de Sanfoneiros de Oito Baixos, com Aécio dos 8 Baixos e Tião dos 8 Baixos. Das 14h às 16h, quadrilhas juninas são as anfitriãs da festa.

Virtuosi

O festival Virtuosi é dedicado a Gonzagão nesta quinta-feira. Às 20h, o Teatro de Santa Isabel recebe o Concerto BNDES dedicado ao Rei do Baião. No Teatro Eva Hertz, no RioMar Shopping, o acordeonista Toninho Ferragutti apresenta músicas do disco Nem sol nem lua na abertura da noite. Na segunda parte do programa será apresentada a obra A coragem e a cara – Memorial Musical de Luiz Gonzaga, de Eli-Eri Moura e Marcílio Onofre, com texto de Tarcísio Pereira. Participa da homenagem a orquestra do Virtuosi, regida por Rafael Garcia.

Exu

O berço de Gonzaga é palco de grande festa. Exu, no Sertão do Estado, a 630 km da capital, recebe Gilberto Gil, Dominguinhos, Daniel (neto do Rei) e Joquinha Gonzaga (sobrinho) a partir das 21h.

Este é apenas o polo principal das comemorações – outros cinco estão espalhados pela cidade. No Aza Branca, tem show de Alcymar Monteiro, Josildo Sá, Adelmário Coelho, Taís Nogueira e João Silva. (Informações do JConline). 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo